Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7563
Título: Os requisitos para a concessão do benefício de prestação continuada ao idoso/deficiente: abordagem jurisprudencial do conceito de baixa renda
Autor(es): Anastácio, Joana Acordi
Orientador(es): Zaniboni, Renise Terezinha Melilo
Palavras-chave: Assistência social
Benefício de prestação continuada
Renda per capita familiar
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Direito, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Objetivou-se no presente trabalho monográfico mostrar os requisitos para concessão do Benefício Assistencial. O problema principal foi o de descobrir quais requisitos para a concessão do benefício de prestação continuada ao idoso/deficiente vêm sendo empregados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, entre os anos de 2016 a 2019. Portanto, foi empregada a metodologia de pesquisa bibliográfica respaldandose, na leitura, de doutrinas de diferentes autores, bem como, comparações que tratam desse tema e por fim análise jurisprudencial, de cada caso, mostrando as variações dos respectivos entendimentos para a aplicabilidade do benefício assistencial. Por fim, foi feita a análise da jurisprudência, que está relativizando o que fora delimitado na legislação, de que para fins de concessão do benefício de prestação continuada – LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas), que constitui o requisito essencial, de que a renda per capita familiar, não ultrapasse ¼ do salário mínimo nacional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7563
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANA ACORDI ANASTÁCIO.pdfTCC322,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.