Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10761
Título: Etnomatemática e teoria histórico-cultural: um possível debate entre aproximações e distanciamentos
Autor(es): Freitas, Emilly Vicente de
Orientador(es): Moreira, Janine
Palavras-chave: Etnomatemática
Teoria Histórico-Cultural
Matemática – Estudo e ensino
Materialismo dialético
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O presente estudo é consequência de reflexões obtidas nos últimos anos de estudos, que se basearam em leituras e análises de duas Perspectivas Teóricas Críticas na atualidade: Programa Etnomatemática e Teoria Histórico-Cultural. Para tanto, a busca esteve atrelada a responder ao seguinte problema geral: quais conteúdos, distanciamentos e aproximações poderiam caracterizar o debate entre a Teoria Histórico-Cultural e o Programa Etnomatemática, no que diz respeito às suas visões críticas da sociedade atual, no contexto do ensino? Por extensão, o objetivo do trabalho se vinculou a analisar a existência de possibilidades de conteúdos, distanciamentos e aproximações que poderiam caracterizar o debate entre a Teoria Histórico-Cultural e o Programa Etnomatemática, mais especificamente, no que diz respeito às suas visões críticas da sociedade atual, no contexto do ensino. Desta forma, o texto foi produzido no intuito de abordar, em cada capítulo, o movimento da unidade de contrários, fundamentado no Materialismo Histórico Dialético, para produzir o debate em questão. Neste sentido, o primeiro capítulo se dirige à introdução e contextualização da justificativa do problema proposto dado ambasa as perspectivas teóricas. A seguir, como segundo capítulo, o debate se encaminha para a visão de humanidade, segundo seus princípios filosóficos e teóricos. No terceiro capítulo, a delimitação está vinculada à análise das visões de futuro do Programa Etnomatemática e da Teoria Histórico-Cultural, dado seus estudos e pesquisas no âmbito Social e Educacional. Como último capítulo, apresenta-se o início de um debate final, ao investigar toda a discussão produzida até então, pelo viés filosófico e teórico da unidade de contrários para produzir a síntese concreta da realidade apresentada neste trabalho. Como resultado a Essência, dada as condições objetivas de pesquisa, manifestada pela unidade de contrários – conteúdo e forma – evidenciou a complexidade da temática, além da possibilidade de produção de um debate que discuta Teoria Histórico-Cultural e Programa Etnomatemática. Isto é, ao analisarmos seus aspectos dado suas categorias, vizualizamos uma aproximação no que diz respeito a unidade forma dada as delimitações no âmbito educacional e social. No entanto, compreendemos distanciamentos na unidade conteúdo. Isso nos mostrou como na dialética materialista, não existe uma dicotomização do que se aproxima ou se distancia, ou seja, ambos estão opostos em relação ao concreto.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10761
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emilly Vicente de Freitas.pdfDissertação2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.