Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9449
Título: Cooperativismo de crédito e desenvolvimento regional: um estudo de caso da Cooperativa de Crédito Litorânea na região sul catarinense
Autor(es): Manenti, Rafael Borges
Orientador(es): Estevam, Dimas de Oliveira
Co-orientador: Vieira, Reginaldo de Souza
Palavras-chave: Cooperativismo
Crédito rural
Cooperativas de crédito agrícola
Desenvolvimento socioeconômico – Santa Catarina
Cooperativas de crédito - Estudo de casos
Desenvolvimento regional
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: O presente trabalho se trata de um estudo sobre o cooperativismo, mormente do ramo creditício, aprofundando-se na concessão de crédito rural por cooperativas de crédito. A análise se dá por meio de estudo de caso, sendo o objeto de análise a Cooperativa de Crédito Litorânea e a sua participação no desenvolvimento socioeconômico da região sul catarinense. O objetivo geral foi analisar as contribuições da Cooperativa de Crédito Litorânea no desenvolvimento socioeconômico da região do sul catarinense, por meio da concessão de crédito rural cooperativista, e pela percepção dos associados. Teve como objetivos específicos: Contextualizar a história e os fundamentos jurídicos do cooperativismo de crédito, conhecer a instituição Cooperativa de Crédito Litorânea, analisar quantitativamente a concessão de crédito rural cooperativista e a sua relação com o PIB da região sul catarinense, discorrer qualitativamente a percepção dos associados da cooperativa, e por fim, apresentar a relação entre o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do sul catarinenses e a concessão de crédito rural pela Cooperativa de Crédito Litorânea. Nesse sentido, questionou-se: Quais as contribuições da Cooperativa de Crédito Litorânea no desenvolvimento socioeconômico da região do sul catarinense? A metodologia utilizada foi do tipo quali-quantitativa, contendo revisão bibliográfica, análise de documentos, dados econômicos, bem como entrevistas do tipo semidirigida na pesquisa de campo. Por fim, concluiu-se positivamente, considerando a participação ativa da cooperativa investigada na vida econômica e social da população sul catarinense, por meio de serviços financeiros e projetos socioambientais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9449
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Borges Manenti.pdfDissertação1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.