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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Marli de Oliveira-
dc.contributor.authorRonconi, Rita de Cássia Vieira-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2022-04-08T23:49:49Z-
dc.date.available2022-04-08T23:49:49Z-
dc.date.created2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/9133-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda o trabalho da professora Jussara Miranda Guimarães, considerando sua história de vida e sua trajetória enquanto artista plástica, ceramista e professora do curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O problema da pesquisa envolve o seguinte questionamento: qual a trajetória da ceramista Jussara Miranda Guimarães enquanto artista e professora universitária? A partir do problema, foi traçado o objetivo geral: compreender a formação e atuação de Jussara Miranda Guimarães como professora universitária e artista ceramista, percorrendo os caminhos que a constituíram, identificando como seu trabalho e sua concepção de arte cerâmica circularam e tiveram continuidade. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo foi a pesquisa documental, principalmente no arquivo pessoal da artista, e a história oral, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com seu esposo, um amigo pessoal e dois ex-alunos. Para abordar a empiria, foram necessários vários conceitos, destaco: arquivo pessoal, história oral, arte, fotografia, cerâmica e memória, para os quais as principais referências: Artières (1998); Certeau (2008); Salles (2006, 2014); Kossoy (1980, 1989, 2002); Gabbai (1987) e Bosi (2001), dentre outros. Foi necessária também a revisão de literatura no que diz respeito à história de Criciúma. As principais referências foram: Costa (1999, 2003); Nascimento (2012) e Teixeira (1996). A dissertação está organizada em quatro capítulos, sendo o primeiro intitulado “Metodologia: a pesquisadora diante de um arquivo pessoal”; o segundo, “O processo de construção da artista: da infância à vinda para Criciúma”; o terceiro, “A consolidação da artista: Criciúma e a ceramista Jussara”; e o quarto, “Jussara, artista e professora”. O estudo apresenta a trajetória da artista, evidenciando sua atuação na estética de Criciúma e na circulação da arte cerâmica, bem como sua importância como docente no curso de Artes Visuais da UNESC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuimarães, Jussara Miranda, 1948-2011pt_BR
dc.subjectArte cerâmicapt_BR
dc.subjectTrabalho em cerâmicapt_BR
dc.subjectCeramistas - Biografiapt_BR
dc.subjectProfessoras universitáriaspt_BR
dc.titleArte e docência: a artista ceramista Jussara Guimarãespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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