Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9131
Título: Docência líquida de professores admitidos em caráter temporário (ACT) na rede pública estadual/SC: uma análise na perspectiva de Zygmunt Bauman
Autor(es): Costa, Lucas Santiago
Orientador(es): Silva, Alex Sander da
Palavras-chave: Professores
Emprego temporário
Bauman, Zygmunt – 1925-2017 – Crítica e interpretação
Trabalho – Aspectos sociais
Descrição: Dissertação apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O mundo está passando por grandes transformações, as quais atingem as mais variadas esferas da vida, inclusive a educação. Compreender os fenômenos contemporâneos corresponde a uma tarefa pertinente dentro do contexto de discussão acadêmica. Zygmunt Bauman, autor polonês, faz uso da metáfora da “Modernidade Líquida” para discorrer sobre a contemporaneidade em suas múltiplas dimensões. Esta pesquisa procura responder à seguinte questão: Quais são as percepções dos professores ACTs/SC, sob coordenação da CRE – Criciúma, sobre as suas condições de trabalho se considerarmos o conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman? Com base nisso, traçou-se como objetivo geral da dissertação: analisar as percepções de Professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) que possuem ou já possuíram algum vínculo com o Estado de Santa Catarina sob coordenação da CRE – Criciúma sobre as suas condições de trabalho, relacionando-as ao conceito da Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman. Para o exercício desta finalidade, desenvolve-se, durante a pesquisa, uma discussão sobre a teoria da Modernidade, fazendo referência a autores como Marshall Berman (2007), Jean-François Lyotard (2009) e Zygmunt Bauman (2001). Busca-se analisar aspectos essenciais da Modernidade e explicitar a concepção baumaniana sobre o caráter contemporâneo da liquidez moderna. A partir disso, discute-se como a Modernidade Líquida aparece nas relações de trabalho, apresentando pontos de contato com outra base epistemológica, oriunda de Ricardo Antunes (2008; 2018), que propõe uma reflexão sobre a fragilidade das relações trabalhistas hoje. Com isso, analisa-se, de modo específico, as condições do labor dos professores ACTs. Para tanto, é realizada uma breve abordagem histórica sobre os professores temporários em Santa Catarina e também sobre como esses profissionais são contratados. Os dados foram extraídos de Leis Estaduais e textos acadêmicos, além de parte deles ter sido coletada junto à Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma – CRE. Por fim, utilizou-se a metodologia de um grupo focal via Google meet, com a participação de quatro professores ACTs, para a realização de uma análise sobre a percepção dos professores ACTs a respeito de suas condições de trabalho com base no conceito de Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman, sendo realizada uma proposição de uma categoria metafórica para ser utilizada na descrição do fenômeno dos professores temporários, a “Docência Líquida”.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9131
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Santiago Costa.pdfDissertação840,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.