Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8955
Título: Análise das proposições populares no processo constituinte brasileiro de 1987-1988 como contribuição para a constitucionalização da democracia brasileira
Autor(es): Silva, Alessandra Malheiros Fava da
Orientador(es): Fagundes, Lucas Machado
Palavras-chave: Assembleia Constituinte (1987-1988)
Direito constitucional - Brasil - Participação do cidadão
Poder constituinte
Democracia
Assembleia Nacional Constituinte
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito, de Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Direito.
Resumo: O tema de pesquisa são as proposições populares no processo constituinte brasileiro de 1987-1988 como contribuição para a constitucionalização da democracia brasileira. Procurou-se responder à seguinte indagação: Sob o viés do constitucionalismo crítico as proposições populares apresentadas no processo constituinte brasileiro de 1987-1988 produziram influência na constitucionalização da democracia brasileira? Como objetivo principal buscou-se então analisar no cenário sócio-político brasileiro se as proposições populares no processo constituinte de 1987-1988 contribuíram para a Constitucionalização da Democracia Brasileira. A partir deste objetivo principal foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Realizar revisão histórica do caso brasileiro no período pré-constituinte; Abordar a dinâmica da participação popular na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 e, Analisar as proposições democráticas no processo constituinte como contribuição para a Constitucionalização da Democracia Brasileira. Visando atender a pesquisa proposta utilizou-se do método de abordagem dedutivo e a técnica da pesquisa bibliográfica, pois a pesquisa requer estudo do conteúdo geral relacionado ao contexto histórico e ao processo constituinte brasileiro de 1987-1988 para viabilizar a identificação a respeito das proposições populares como contribuição para a constitucionalização da democracia brasileira. O método de procedimento, por sua vez foi o histórico com o fito de investigar o tema proposto através da utilização de fontes secundárias como livros, artigos de revistas científicas, anais da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, jornais e legislação. Ao final da pesquisa, concluiu-se que as proposições populares tiveram relevante importância no sentido de que naquele contexto histórico representaram a força política e os anseios do povo brasileiro pela mudança de paradigmas e o sufocamento do regime imposto pela ditadura militar iniciada com o golpe de 1964 no Brasil. O aspecto formal democratizante tinha relevante simbologia uma vez que representava a ruptura formal entre a ditadura e a “re” democratização. Ocorre que os resultados obtidos na Constituinte foram enfraquecidos inviabilizando a concretização das normas constitucionais assim como os próprios instrumentos democráticos. Como resultado evidenciou-se o sufocamento da força e da mobilização popular caracterizando-se pela perda da politização democrática e cessão do seu lugar aos interesses antidemocráticos com o desvirtuamento dos reais interesses do povo que mais uma vez na história figura no contexto democrático como protagonista de aparência ilusória.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8955
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Malheiros Fava da Silva.pdfDissertação1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.