Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8831
Título: A inclusão escolar de alunos com deficiência a partir da perspectiva de Paulo Freire e Carlos Skliar: um estudo bibliográfico
Autor(es): Stefanes, Sandra Aparecida De Bem
Orientador(es): Moreira, Janine
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Freire, Paulo, 1921-1997
Skliar, Carlos, 1960-
Diálogos
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta dissertação é um estudo bibliográfico que apresenta o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições de Paulo Freire e Carlos Skliar em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência na escola? Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi: Analisar as contribuições de Paulo Freire e Carlos Skliar em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência na escola. E como objetivos específicos: Problematizar a inclusão escolar a partir do conceito de “diálogo” de Paulo Freire; Problematizar a inclusão escolar a partir do conceito de “alteridade” de Carlos Skliar e Compreender as implicações da inclusão escolar de pessoas com deficiência a partir do “diálogo” e da “alteridade”. A construção do referencial teórico ocorreu a partir da contribuição de diversos autores, com embasamento fundamental em Paulo Freire e Carlos Skliar. Considera-se com este estudo, que os conceitos de diálogo e alteridade, a partir de Freire e Skliar, acarretam em novas possibilidades e caminhos sobre questões de exclusão das diferenças e incentivam novos debates educativos. Freire contribui com a educação inclusiva ao ressaltar a necessidade de agir sobre a realidade social, com o objetivo de modificá-la, ação que é interação, colaboração a partir do diálogo. E a alteridade que Skliar nos apresenta acarreta em questionamentos sobre quem é o “outro” a ser incluído, o que questiona o padrão de normalidade. Os desafios para a educação implicam desenvolver revisões contínuas e profundas no empenho de se reconhecer a alteridade e promover o diálogo, na busca de não mais ser necessário buscar a inclusão, por não haver mais exclusões, não haver mais “o outro” a quem se deva incluir e por todos terem o direito de dizer a sua palavra em comunidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8831
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Aparecida de Bem Stefanes.pdfDissertação822,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.