Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8818
Título: Ensino de história no período da Ditadura Militar brasileira (1964 – 1985): o conhecimento histórico e a representação do “Descobrimento do Brasil”
Autor(es): Medeiros, Ariel Alves
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Ensino de história
Ditadura Militar
Brasil – História – 1964-185
Brasil – História – Descobrimento, 1500 – Livros didáticos
História – Estudo e ensino – Livros didáticos
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento histórico difundido durante o período da Ditadura Militar brasileira (1964 – 1985), no recorte temporal do “Descobrimento do Brasil”. Focamos nosso olhar para três fontes principais: as leis e diretrizes educacionais promulgadas no período; o conhecimento histórico produzido pelos/as historiadores/as e os livros didáticos de História do Brasil que circularam nas escolas brasileiras durante o governo ditatorial. Buscamos observar, a partir das fontes selecionadas, a influência do paradigma da modernidade/colonialidade no ensino de História. Objetivamos analisar a representação, a partir dos livros didáticos, do “Descobrimento do Brasil” e dos povos originários, não somente o texto, mas também as imagens presentes nestes. Observamos o conhecimento histórico difundido na historiografia e nos livros didáticos. A partir das fontes analisadas, conseguimos identificar o padrão do conhecimento da modernidade/colonialidade como base para a construção dos saberes do ensino de História no período da Ditadura Militar. Embora reconheçamos uma diferença ética e qualitativa entre a concepção da história tradicional/positivista (narrativas de “fatos” históricos) e perspectiva crítica da história (marxista e Annales), constatamos que o conhecimento histórico presente na historiografia brasileira e nos manuais didáticos do período em questão foi oriundo de uma matriz epistemológica eurocêntrica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8818
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariel Alves Medeiros.pdfDissertação1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.