Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8721
Título: O direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência: uma análise sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência na rede pública municipal de Orleans/SC no período de 2013 a 2019
Autor(es): Dorigon, Natalia Alberton
Orientador(es): Vieira, Reginaldo de Souza
Co-orientador: Schmidt, João Pedro
Palavras-chave: Direito à educação
Estudantes com deficiência – Educação - Orleans (SC)
Inclusão escolar – Orleans (SC)
Crianças e adolescentes – Educação – Orleans (SC)
Políticas públicas
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Direito.
Resumo: O presente trabalho trata sobre o direito à educação e a inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência na rede pública e regular de ensino, tendo como objetivo central investigar quais as principais dificuldades para a efetiva inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência na rede pública municipal de Orleans/SC à luz do direito humano e social à educação previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A escolha pelo tema decorre da importância do assunto e da necessidade de trazer para o debate acadêmico as dificuldades que distanciam a proteção normativa da educação na prática, buscando de alguma forma contribuir com algumas observações para amenizar os entraves. É impressionante a força de vontade que crianças e adolescentes com deficiência possuem para aprender, por isso amenizar as dificuldades enfrentadas na prática educacional é urgente. A educação é direito de todos(as), protegido internacional e nacionalmente, assim como o acesso em igualdade de oportunidades ao ensino regular, por isso, a hipótese questionada é quais são as principais dificuldades para garantir a inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência na rede pública municipal de Orleans/SC à luz do direito à educação previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988? O percurso metodológico utilizado na presente pesquisa foi o método hipotético-dedutivo e, de procedimento, estudo monográfico e técnica de pesquisa bibliográfica e documental indireta. Para coleta de informações de campo, utilizou-se do procedimento da entrevista, que foram realizadas, de forma semiestruturadas, junto a três escolas municipais de educação básica com ensino fundamental I e II de Orleans/SC, entrevistando-se Diretores(as) e professores(as) das três escolas. Os resultados obtidos com a pesquisa, em especial com a pesquisa de campo, demonstra que, mesmo diante de todo o aparato normativo prevendo o acesso pleno e efetivo à educação, ainda persistem violações de direitos em face de estudantes com deficiência, caracterizado principalmente pela ausência do segundo professor, pela falta da capacitação e formação continuada dos docentes, pela insuficiência de material pedagógico de apoio, pela falta de acessibilidade física e atitudinal, que representam as principais dificuldades para garantir o acesso pleno e igualitário de crianças e adolescentes com deficiência à educação pública regular.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8721
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia Alberton Dorigon.pdfDissertação899,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.