Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8165
Título: O tema da geopolítica em livros didáticos de geografia do ensino médio no Brasil (1970-2018)
Autor(es): Rosa, Lucas Cechinel da
Orientador(es): Giacomazzo, Graziela Fátima
Palavras-chave: Geografia (ensino médio) – Livros didáticos
Geografia – Livros didáticos (1970-2018)
Geopolítica - Brasil
Ensino de geografia - Brasil
Pensamento geográfico - Brasil
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: A relação entre a Geografia e a geopolítica não é recente, e remonta a um cenário do século XIX, onde potências imperialistas duelavam em busca de mais poder e expansão de suas atividades econômicas. Mas como a geopolítica foi e está sendo ilustrada nos livros didáticos de Geografia utilizados no ensino médio? Sabe-se, que por uma série de eventos globais, as relações entre os países passaram por intensas transformações, principalmente após o contexto de duas grandes guerras mundiais, com potências sendo destronadas e outras emergindo ao controle global. Da década de 1970 até a atualidade, os estudantes presenciaram em seus livros didáticos muitas mudanças no que tange ao espaço global, como o fim de uma Guerra Fria, a dissolvição de uma superpotência como a URSS, queda de um muro que separava duas ideologias e projetos econômicos distintos, como o Muro de Berlim, além de perceber a ascensão econômica, social e cultural dos Estados Unidos. O terrorismo e a instauração de movimentos, como os grupos terroristas que passaram a agir com maior frequência no ocidente a partir da década de 2000, trouxeram à tona como a geopolítica pode ser importante para estudantes, e sociedade em geral entender como o papel de um país pode de fato afetar relações e padrões econômicos. Mediante a este imenso desafio, esta pesquisa buscou analisar a temática de geopolítica em livros didáticos de Geografia, com um recorte de 1970 a 2018, enfatizando livros que tenham sido utilizados ou recomendados para a rede pública de ensino. A pesquisa tem como principal técnica a análise de conteúdo, fundamentando-se em Bardin, Minayo, Lüdke e Gatti, buscando entender em quais contextos os livros foram produzidos, associando acontecimentos geopolíticos a conjuntura interna nacional e por fim, a momentos da própria disciplina de Geografia no período. Para fundamentar a discussão acerca da temática escolhida, e outros temas adjacentes a Geografia e geopolítica citam-se os seguintes autores: Milton Santos. José William Vesentini. Manuel Correia de Andrade, Bertha Becker, Manuel Castells, Iná Castro, Christian Caubet, Paul Claval, Wanderley Messias da Costa, Martin Gilbert, Rogério Haesbart, Carlos Gonçalves, Yves Lacoste, André Roberto Martín, Antônio Carlos Moraes e Friederich Ratzel. Além de dados, informações e legislações nacionais presentes no Portal INEP, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNs) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educacional - Lei 9394/96 (LDB). As análises executadas, e repercutidas através de diversos autores do campo da geopolítica demonstram uma variação significativa da temática, que variavelmente acaba sendo influenciada pelo cenário internacional, perfazendo longos caminhos diante das profundas transformações ocorridas na disputa por uma hegemonia global nos últimos 50 anos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8165
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Cechinel da Rosa.pdfDissertação2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.