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http://repositorio.unesc.net/handle/1/7942
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Marli de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Matuchaki, Giseli Paes Rech | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T19:13:30Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T19:13:30Z | - |
dc.date.created | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/7942 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata de uma investigação acerca do processo de produção artística de Adilia da Silva Paes, moradora octogenária da cidade de Criciúma/SC. Há algumas décadas, ela produz esculturas, quadros, vasos, bibelôs, com restos de sucatas e conchas do mar, e utiliza também a jardinagem para compor seu trabalho artístico. O objetivo do estudo foi compreender, por meio da materialidade das obras e das memórias de Dona Dila, o processo de construção de sua atividade como artista e a recepção de sua arte por aqueles que conhecem e visitam seu Jardim. A principal metodologia utilizada foi a História Oral. Foram realizadas entrevistas com a artista e seus familiares, bem como uma roda de conversa com oito mulheres da comunidade, selecionadas devido à frequência e ao tempo de convivência com Dona Dila e seu Jardim. Além disso, foi realizada uma visita à casa de praia de Dona Dila, local onde ela iniciou seu trabalho artístico. Para a análise da empiria da pesquisa, foram utilizados os conceitos de memória, identidade, cultura popular, educação não formal, assim como foram consideradas referências de história da educação e história da mineração em Santa Catarina. Os autores que fundamentaram os conceitos de memória e identidade foram: Thomson (1997), Bosi (1994), Dosse, (2004), Halbwachs(2004) e Neves, (2000). Para relacionar as obras de Dona Dila à perspectiva da cultura popular: Certeau (1994), Brandão (2009), Bosi (2002), e Canclini (1989). Para abordar a história da educação꞉ Rabelo e Costa (2013) e Josetti e Araújo (2012). Para discutir a educação além dos espaços institucionais: Bondía (2002), Brandão (2008), Freire (1993) e Paro (2007). Para discorrer sobre a história da mineração em Criciúma: Carola (1997), Costa (1999) e Goularti Filho (2003). A dissertação está dividida em três capítulos. O capítulo 1 aborda a história de vida de Dona Dila, do nascimento aos dias atuais. O capítulo 2 apresenta as obras artísticas, o processo de produção, os elementos predominantes e as preferências da artista. O capítulo 3 busca compreender quais sentidos e significados o Jardim de Dona Dila apresenta para sua comunidade; para mostrar o potencial que o Jardim pode ter para as novas gerações, apresenta-se como exemplo a visita de escolares, estudantes de nível superior, lideranças comunitárias e religiosas e comunidade em geral, além de algumas ocasiões em que aconteceu a circulação das obras de Dona Dila, nas exposições em duas universidades. Dona Dila não frequentou a escola formal, constituiu-se como artista autodidata, valendo-se de suas experiências de vida. Seu trabalho evidencia uma estética elaborada pela observação e sensibilidade. Afirma que sem “as conchinhas” não é nada, ou seja, sua arte confere sentido à sua vida. A comunidade onde reside valoriza seu trabalho e identifica o lugar como um “lugar sagrado”, associado à fé católica, pois a maioria das obras da artista reporta-se a santos, santas; e o Jardim de sua casa tem sido usado para celebrações. Dona Dila é uma artista que manifesta em seu trabalho a arte e a cultura popular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conchas – Arte | pt_BR |
dc.subject | Jardim – Arte – Criciúma (SC) | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular na arte | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Conchas – Artesanato | pt_BR |
dc.title | Dona Dila e seu jardim de conchas do mar: memórias, experiências e sensibilidades (Criciúma/SC) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Giseli Paes Rech Matuchaki.pdf | Dissertação | 4,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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