Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7010
Título: Bem-vindo ao 6º ano : estudo sobre as dificuldades encontradas pelas crianças de uma escola municipal de Criciúma (SC)
Autor(es): Plácido, Julia Waschinevski
Orientador(es): Cabral, Gladir da Silva
Palavras-chave: Ensino fundamental
Criança e infância
Transição escolar
Desempenho em crianças
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta dissertação tematiza as crianças como protagonistas da cultura e não como meras espectadoras condicionadas e dependentes do adulto. Busca investigar a dualidade existente nesse período de transição do 5º para o 6º ano: ao mesmo tempo em que se exige da criança autonomia e organização, desconsidera-se o tempo necessário para que ela se adapte à nova realidade. A pesquisa tem como objetivo principal entender quais são os problemas enfrentados pelas crianças ao chegarem ao 6º ano do Ensino Fundamental II e desdobra-se em quatro objetivos específicos: a) analisar os desafios enfrentados pelas crianças no período de transição do 5º para o 6º ano; b) observar as crianças e sua relação com os professores; c) perceber como ocorre o período de adaptação das crianças no 6º ano; e d) entender porque muitas vezes esse período de adaptação é tão árduo e longo para criança e de certa forma tão fragmentado. Este trabalho de pesquisa de cunho qualitativo e foi realizada com dez crianças, sendo sete meninas e três meninos e consiste em um estudo de caso concretizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jorge da Cunha Carneiro, localizada em Criciúma. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos que abordam as concepções de criança e infância nas vozes de Ariès, Kramer, Pinto e Sarmento. As reflexões acerca da cultura e linguagem do universo infantil contam com as proposições de Vygotsky, Bakthin, Jobim e Souza e Walter Benjamin. Os relatos das crianças do 6º ano demonstram que elas sentem a falta do afeto e principalmente da dimensão lúdica e imaginativa que lhes era proporcionado no 5º ano, bem como têm consciência de que suas vozes por muitas vezes são ignoradas ou silenciadas por novos rituais impostos nesse período escolar.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7010
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Waschinevski Plácido.pdfDISSERTAÇÃO1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.