Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6459
Título: Meu olhar, o cotidiano e a arte
Autor(es): Tonetto, Felipe Tuon
Orientador(es): Baumer, Édina Regina
Palavras-chave: Processo de criação
Cotidiano do artista
Deficientes e arte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso traz um relato da minha experiência ao fazer um curso de Artes Visuais, mesmo com deficiência visual, e, consequentemente, realizar produções artísticas nessa linguagem. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como a criação artística pode contribuir para a superação de algumas dificuldades da pessoa com deficiência visual; e os objetivos específicos foram estudar alguns artistas que revelam o seu cotidiano em suas produções de arte; analisar as possibilidades de superação das minhas dificuldades pessoais a partir do contato com a arte; elaborar diversos estudos de arte, relacionados ao meu cotidiano. O problema estabelecido foi: o estudo da arte pode contribuir para a superação de algumas dificuldades da pessoa com deficiência visual? E junto com ele, outras perguntas se formaram: como a deficiência visual me motiva para a potência de criar outros mundos pela criação artística? Quais as possibilidades de minha produção artística me levar para outra realidade? Até que ponto é importante a relação pessoal do artista com o seu cotidiano, para as suas produções? Escolhi como metodologia para este estudo, a pesquisa qualitativa, por meio da investigação sobre o trabalho de alguns artistas como Basquiat, Vik Muniz, Fran Fávero e Edi Balod que me fizeram pensar em retratar o meu cotidiano rural. Desenvolvi também um pequeno estudo sobre o que dizem alguns teóricos da arte sobre o processo de criação, como Salles (2014), Ostrower (1999) e Meira (2007). Descobri que cada um pode desenvolver uma forma de se expressar com diversos recursos e técnicas. Assim, me senti encorajado a produzir da minha forma, a partir do lugar em que vivo, o meu cotidiano. Ao trazer a cidade de Turvo, Santa Catarina, para este trabalho, passei a valorizar mais o que ela já tem, com a consciência de que seu potencial pode e deve ser melhor explorado. Concluindo posso dizer que minha produção para esta pesquisa, esteve carregada de lembranças, sentimentos e relações familiares: a ida para o sítio do avô com o meu pai, o apoio da minha mãe na hora da produção, os elementos do sítio, as recordações de infância, o rio, ou seja, elementos do meu cotidiano se transformaram na minha arte, que foi realizada com a deficiência visual.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6459
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Tuon Tonetto.pdfTCC2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.