Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5540
Título: A Lei 13.103 de 2 de março de 2015 sobre o enfoque da ADI 5.322/DF
Autor(es): Silva, Jonatan Vidal
Orientador(es): Felício, Raquel de Souza
Palavras-chave: Inconstitucionalidade das leis
Direito do trabalho
Lei nº 13.103, de 2 de março de 2015
Descrição: Monografia de Conclusão de Curso, apresentada para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Direito, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O trabalho de pesquisa proposto tem como principal objetivo discutir a inconstitucionalidade da Lei 13.103/2015, com base na ADI 5.322/DF, proposta junto ao Supremo Tribunal Federal. Aplicou-se como metodologia científica o modo dedutivo, e os objetivos da pesquisa foram delineados através do estudo exploratório. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se de suma importância manter incólume a saúde física, mental, psíquica e emocional dos trabalhadores. Primeiramente porque são pessoas e devem ter sua dignidade humana protegida. Segundo, porque vivemos em um Estado Democrático de Direito e devemos garantir que os preceitos fundamentais sejam respeitados, sob pena de vermos ruir, aos poucos, nosso ordenamento jurídico. Entende-se aplicável, como uma das soluções, o acatamento dos pedidos feitos na peça inaugural da ADI 5.322/DF, considerando-se inconstitucionais os dispositivos discutidos na referida ação. Só assim poder-se-á vislumbrar o espírito de evolução jurídica social, política e legal que se pretende em um país democrático.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5540
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONATAN VIDAL SILVA.pdfTCC745,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.