Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5023
Título: Estabilização de cargas minerais para produção de Slurries utilizados em tintas acrílicas arquitetônicas base água
Autor(es): Daros, Rafael Guglielmi
Orientador(es): Colonetti, Emerson
Palavras-chave: Tintas
Cargas minerais
Slurry
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, desenvolver um slurry que pudesse substituir slurries utilizados na tinta da linha premium fosca da empresa Anjo Tintas. O slurry é uma dispersão de cargas minerais que é adicionado juntamente com o dióxido de titânio, utilizado como pigmento branco. Formulou-se quatro amostras de slurries utilizando as cargas minerais: caulim, carbonato de cálcio e dolomita. As quatro formulações foram submetidas aos testes de opacidade, brilho, teor de sólidos, viscosidade, estabilidade das cargas e pH. Os resultados foram comparados com aqueles considerados como padrão para os slurries utilizados na produção da Anjo Tintas. Após aprovação nestes testes, os slurries foram utilizados na formulação de tintas arquitetônica premium fosco, substituindo toda a carga mineral utilizada nas tintas, pelos slurries formulados. As tintas obtidas foram comparadas com uma tinta padrão que já se encontra em produção. A partir dessas formulações foram realizadas extensões sobre cartelas utilizadas para comparar opacidade do filme, padrão versus amostras com slurry teste. Este teste foi utilizado como uma pré-avaliação para continuar a bateria de testes. Dos quatro somente dois slurries foram aprovados. Os dois slurries aprovados foram submetidos aos testes de lavabilidade (teste de abrasão), de cobertura úmida e cobertura seca (rendimento). Os testes de lavabilidade, cobertura úmida e seca, foram realizados com base das normas da ABNT, que são utilizados pelo programa “Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta” ABRAFATI. Pode-se considerar que os resultados foram satisfatórios, tanto nos testes de liberação do slurry quanto com os testes na tinta premium.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Guglielmi Daros.pdfArtigo1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.