Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4029
Título: Resistência do cimento álcali-ativado em reparo de fissuras
Autor(es): Frasson, Bruna Juvêncio
Orientador(es): Silva, Bruno do Vale
Palavras-chave: Cimento álcali-ativado
Fissuras (Construção civil)
Patologias na construção civil
Geopolímeros
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: A construção civil vem evoluindo por meio do desenvolvimento técnico cientifico de recursos e materiais. Mesmo com todo o desenvolvimento e inovação, existem casos de patologias nas estruturas, implicando na deterioração estrutural. Entre muitos tipos de patologias há a fissuração. Uma das formas de reparo é o enchimento por gravidade. A indústria de cimento Portland vem enfrentando desafios, portanto existem pesquisas para o desenvolvimento de materiais alternativos ao cimento Portland, entre os quais aparecem aqueles produzidos de compósitos com polímeros e geopolímeros. O objetivo deste trabalho é a caracterização da pasta de cimento álcali-ativado e a análise do seu desempenho, apresentando por meio do ensaio de compressão e os modos de ruptura os resultados desejados. Foram moldados corpos de prova cúbicos e para os experimentos se utilizou como variáveis os tipos de fissuras nos corpos de prova e a forma que elas foram recuperadas. As fissuras foram induzidas nos corpos de prova por meio de chapas de aço durante a concretagem. Se utilizou a pasta de cimento álcali-ativado, para o reparo das fissuras e o adesivo epóxi Compound®Adesivo da Vedacit.®. Sete dias antes da ruptura dos corpos de prova, foram aplicados os reparos. Realizou-se o ensaio de compressão axial para a determinação da resistência à compressão aos 28 dias. Por meio dos resultados obtidos conclui-se que pela análise estatística (ANOVA) os grupos não apresentaram variações significativas da resistência à compressão com coeficiente de significância de 91,366%, porém os resultados mostraram uma queda da resistência de 13% para os sem reparo e 3,7% nos com reparo. Os modos de ruptura mostraram resultados semelhantes entre si, e singular entre os grupos de amostras de controle, sem reparo e com reparos. De uma maneira geral conclui-se que os reparos com cimento álcali-ativado e epóxi são similares e eficazes no controle da fissuração do concreto.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4029
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Juvêncio Frasson.pdfTCC1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.