Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4018
Título: Desenvolvimento de utensílio doméstico para idosos e deficientes físicos no preparo de alimentos
Autor(es): Portão, Bruna Silveira de Bona
Orientador(es): Rieth, João Luís Silva
Palavras-chave: Design de produto
Utensílios de cozinha
Ergonomia
Acessibilidade
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau no Curso de Design de Produto da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este projeto tem como tema o desenvolvimento de um utensílio de corte para idosos e deficientes físicos motores superiores para o preparo de seus alimentos. O problema identificado foi o grande índice de idosos e portadores de deficiências físicas no Brasil. Segundo dados do IBGE o Brasil está a caminho de tornar-se um País com seus habitantes predominantemente idosos. O grupo com mais de 60 anos será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030. Por tanto, o objetivo é de incentivar os designers, arquitetos e engenheiros a desenvolver produtos que atenda a este público tão específico. Desta forma utilizam-se as ferramentas, técnicas e possibilidades do design para projetar um produto que minimize estes problemas. Partindo do tema e dos objetivos propostos foi necessário desenvolver pesquisas e estudos referentes aos seguintes conteúdos: design e o design de produtos, a ergonomia, qual a definição para deficientes, design universal, acessibilidade, os dados estatísticos de deficientes e idosos no Brasil entre outros. Para o desenvolvimento do projeto utilizou-se da metodologia do Double Diamond, caracterizada por ser uma metodologia aberta onde o designer a partir de quatro etapas (descobrir, definir, desenvolver e entregar) estabelece as necessidades de projeto chegando até a solução dos problemas apresentados. As ideias que conduziram as alternativas surgiram através de análises com o público alvo que delimitaram os conceitos de praticidade, ergonomia, segurança e fácil manuseio. Como resultado foi desenvolvido uma tábua de corte de alimentos, sendo destinado apenas para verduras, legumes e frutas. A inspiração deu-se a partir do corte guilhotina, onde é pratico, rápido e preciso. Acredita-se que o resultado seja eficiente e eficaz uma vez que envolve os conceitos de ergonomia e design.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (DSG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Silveira De Bona Portão.pdfTCC2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.