Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/3760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Adriana Carvalho Pinto | - |
dc.contributor.author | Indalêncio, Clarissa Melo | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T18:54:46Z | - |
dc.date.available | 2016-05-25T18:54:46Z | - |
dc.date.created | 2015-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/3760 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Direito Autoral atualmente é regulamentado no Brasil pela Lei n° 9.610 de 1998, e busca garantir ao autor o direito sobre suas obras e criações. Assim, reserva ao criador o direito personalíssimo e exclusivo de reprodução, publicação ou de quem possa vir a usufruir de seus trabalhos, conforme caracteriza o artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal. O presente estudo visa analisar os conflitos de interesses no Direito Autoral no concernente à esfera musical na atualidade, que lida com um desenfreado desenvolvimento tecnológico que facilita o uso indevido de obras musicais. Tem por objetivo, pesquisar, sob uma perspectiva social e jurídica, a aplicabilidade das normas de Direitos Autorais para a proteção dos autores em face do ambiente virtual e quais as fundamentações dos argumentos das vertentes antagônicas que buscam atualização destas normas. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, em pesquisa teórica e qualitativa com emprego de material bibliográfico e documental legal. O constante desenvolvimento dos meios de comunicação deixa evidente o grau de importância que os meios modernos de interação efetuam sobre a convivência entre os indivíduos. No âmbito do Direito Autoral, ao discutir sobre um amparo efetivo de obras autorais em relação ao seu uso legal, é indispensável abordar ainda sobre o dever sobre o monitoramento de cópias, posto que o ambiente virtual possibilita fácil alcance às obras das quais a Lei nº 9.610/98 visa limitar. Dentre as circunstâncias derivadas do meio eletrônico, a de maior relevância se trata da simplicidade na transferência e comércio de arquivos, afrontando a lei vigente. Desta forma, a chave da questão se encontra em afrontar a estrutura da proteção autoral, balanceando-a aos interesses da coletividade, e encontrando equilíbrio entre os direitos de autor e o direito do livre acesso à cultura. Para isto, uma das possíveis soluções seria a elaboração e o aperfeiçoamento de softwares capazes de gerir o controle de cópias musicais, em busca de seus respectivos rendimentos, e, ainda, o abatimento nos valores de CDs e DVDs, estimulando novamente a compra de obras musicais disponíveis em meio físico, contribuindo também para a redução da pirataria. Um exemplo disso é a capacidade de conversação instantânea com qualquer parte do mundo. Desta forma, a partir do estudo pode ser observado a fragilidade da Lei de Direitos Autorais vigente, deixando clara a necessidade de reforma na norma, de maneira que esta encontre equilíbrio entre os direitos de autor e o direito do livre acesso à cultura. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direitos autorais | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) | pt_BR |
dc.title | A aplicabilidade das normas de direito autoral quanto às obras musicais na atualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clarissa Melo Indalêncio.pdf | TCC | 347,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.