Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3615
Título: Incentivos fiscais como instrumento para o desenvolvimento econômico das organizações : uma abordagem sobre o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense – PRODEC
Autor(es): Casagrande, Aldo Dagostim
Orientador(es): Cardoso, Moisés Nunes
Palavras-chave: Incentivos fiscais
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS)
Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Mediante a busca de empreendimentos que desejam maximizar seus negócios, os quais almejam o aumento de sua economia, e consequentemente gera um desenvolvimento estadual positivo, diversos estados concedem benefícios e incentivos fiscais para atrair companhias interessadas em seu crescimento. Apesar de muitas vezes os benefícios e incentivos ocasionarem a chamada guerra fiscal, em Santa Catarina, o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense, conhecido como PRODEC, nasceu com a finalidade de acrescer o desenvolvimento estadual, o qual possui influência direta na economia e estimula o aumento da oferta de emprego para seus cidadãos. O Programa tem em sua essência a geração de fluxo de caixa para a empresa, uma vez que o PRODEC concede a postergação do pagamento do ICMS em até 48 meses, e que possibilita a redução do valor a pagar conforme a localidade da empresa. Em meio ao estudo de caso, evidenciou-se os reflexos trazidos para o Estado de Santa Catarina com a utilização do Programa, bem como para uma empresa incentivada. Para o Estado, a economia gerada com os projetos é identificada por meio do aumento da oferta de emprego, crescimento do faturamento e arrecadação do ICMS das empresas detentoras do PRODEC. Já para a empresa do setor têxtil do sul de Santa Catarina analisada, o incentivo traz perspectivas positivas de crescimento, o qual permite o desenvolvimento da companhia apenas com a economia gerada da postergação de seu próprio ICMS.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3615
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aldo Dagostim Casagrande.pdfTCC655,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.