Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3207
Título: Emenda constitucional 72/2013: novos direitos trazidos aos empregados domésticos
Autor(es): Almeida, Tamiris Fernandes de
Orientador(es): Pereira, Leonel Luiz
Palavras-chave: Empregados domésticos
Trabalho doméstico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Neste trabalho será explanado as mudanças ocorridas com a aprovação da Emenda Constitucional nº 72/2013, narrar-se-à também um breve histórico acerca do trabalho doméstico no país. Por meio das pesquisas realizadas, foi possível observar que, no Brasil o empregado doméstico sempre foi desprotegido das normas trabalhistas, em 1943 foi aprovada a Consolidação das Leis do Trabalho sendo que esta foi clara ao excluir os empregados domésticos de sua aplicação por meio do artigo 7º, alínea a. Somente em 1972, com a promulgação da Lei nº 5.859, o trabalho doméstico foi regulamentado. Com o advento da Constituição Federal de 1988 os empregados domésticos tiveram seus direitos ampliados. Ao longo dos anos os empregados domésticos foram conquistando mais direitos, sendo que a mudança mais recente, para essa categoria, ocorreu em abril de 2013 por meio da promulgação da Emenda Constitucional nº 72/2013. A referida emenda ampliou significativamente os direitos dos empregados domésticos por meio da alteração do parágrafo único, do artigo 7º, da Constituição Federal. Antes da promulgação da Emenda Constitucional nº 72/2013 o empregado doméstico tinha garantido nove direitos previstos no artigo 7º, da Constituição Federal bem como a sua integração a previdência social, após a aprovação da emenda os empregados domésticos adquiriram mais dezesseis direitos, sendo que nove deles tiveram aplicação imediata e sete ainda dependem de regulamentação para tornar-se obrigatório o seu cumprimento. Diante do exposto, tem-se como objetivo geral deste trabalho verificar as mudanças trazidas aos empregadores e empregados domésticos com a publicação da Emenda Constitucional nº 72/2013. Para alcançar o objetivo geral a metodologia utilizada neste trabalho foi com base em pesquisa bibliográfica de modo descritivo e de forma qualitativa. Com tais procedimentos foi possível verificar que a Emenda Constitucional nº 72/2013 representou um importante avanço no sentido de igualar os empregados domésticos aos empregados gerais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3207
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAMIRIS FERNANDES DE ALMEIDA.pdfTCC368,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.