Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2918
Título: Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e stakeholders da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Autor(es): Maciel, Mariléia
Orientador(es): Lopes, Gisele Silveira Coelho
Palavras-chave: Stakeholders
Responsabilidade social da empresa
Universidades e faculdades
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As organizações procuram cada vez mais entender seus diferentes grupos de interesse e com as instituições de ensino superior não é diferente, o objetivo é atender valorizando e respeitando os interesses dos seus stakeholders. A literatura defende que quando as organizações conhecem quem são os seus stakeholders e como eles influenciam no processo decisório, a elaboração de estratégias se torna mais fácil. A caracterização dos stakeholders da universidade comunitária do Extremo Sul Catarinense é importante e útil. Importante porque além de contribuir com elaboração das estratégias, poderá envolver seus stakeholders na participação da responsabilidade social. E útil, para aplicação eficiente dos recursos. Na presente pesquisa, procurou-se identificar os stakeholders internos externos, utilizando a abordagem conforme o modelo de Mitchell, Agle e Wood (1997). Este estudo teve caráter descritivo foi realizado a partir de um estudo de caso, na Universidade do Extremo Sul Catarinense. A abordagem para a pesquisa foi qualitativa, através da análise de entrevista semi-estruturada e gravada. O resultado da pesquisa procura analisar nas diferentes visões gerenciais como os stakeholders contribuem na responsabilidade social, qual o grau de importância para universidade e como se classificam na posse dos atributos, poder, legitimidade e urgência. Os dados indicam que os acadêmicos, gestores, funcionários, comunidade e legislação federal de educação, são stakeholders definitivos, e possui um grau de importância relevante á instituição, além disso, exercem o poder coercitivo em relação universidade. Os dados sugerem também que os professores são identificados como stakeholders dominantes, por que exerce influência em relação ao acadêmico que deve ser vista como um fator importante em determinadas situações. Os fornecedores são os stakeholders exigentes, quanto ao governo é considerado um stakeholder perigoso. Os dados sugerem também, que todos os tipos stakeholders devem ser atendidos quanto as suas reivindicações, pois demonstraram exercer algum tipo de poder em relação à universidade da mesma forma, contribuem na execução da Responsabilidade Social.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2918
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ADM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILEIA MACIEL.pdfTCC862,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.