Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2430
Título: Diagnóstico para implantação do gerenciamento de resíduos : estudo de caso : setor de anodização
Autor(es): Trento, Camila
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos sólidos
Anodização
Inventário de resíduos sólidos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As atividades industriais provocam a geração de grandes quantidades e diversidades de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas que podem causar impactos tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente, quando não tratados de maneira adequada. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo a realização de um diagnóstico para o levantamento da atual situação do setor de anodização de uma indústria de alumínio e plásticos extrudados quanto aos aspectos relacionados às questões ambientais, com foco em resíduos, para atendimento da Licença Ambiental de Operação (LAO) e futura implantação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O processo produtivo em estudo pode gerar impactos ambientais significativos quando seus produtos e resíduos não são manuseados, acondicionados, armazenados, tratados e destinados de maneira adequada. O método do trabalho consistiu em um levantamento das principais legislações aplicáveis ao processo e posterior avaliação das mesmas por meio de check list de legislações aplicáveis a resíduos sólidos, efluentes líquidos e condicionantes da LAO. Após a elaboração do check list, avaliou-se o processo produtivo, onde foi construído o fluxograma e já iniciado o levantamento de resíduos para elaboração do inventário de resíduos de todas as áreas associadas ao setor de anodização. No inventário foi considerado, além da classificação dos resíduos conforme a NBR 10004/2004 e Resolução CONAMA 313/2002, o armazenamento, a destinação atual e recomendada de acordo com as legislações aplicáveis e normas regulamentadoras, as quais se destacam as NBR 11174/1990 e NBR 12235/1992 que estabelecem o armazenamento dos resíduos classe II e classe I. Após todo esse levantamento, foram sugeridas recomendações e, assim, verificou-se a necessidade de construção de uma central de armazenamento de resíduos, para a criação de um PGRS eficaz. Isso devido, principalmente, a grande quantidade e variedade de resíduos gerados tanto no setor de anodização quanto nos outros setores da organização, sendo necessário antes a realização de um diagnóstico em toda a indústria, para que se possa avaliar as possibilidades de minimização e reutilização dos resíduos, bem como o dimensionamento da central e seleção das lixeiras coletoras. A importância da criação do PGRS se dá pelo fato de que 51% dos resíduos inventariados terem sido classificados como perigosos. Como resultado do check list de condicionantes da LAO, foi verificado que as mesmas não estão sendo cumpridas em sua totalidade, fato que pode provocar a perda e/ou suspensão de tal Licença, podendo culminar no fechamento do processo produtivo e/ou multas. Portanto, foi recomendado que a empresa continue o processo iniciado nesse trabalho, realizando um diagnóstico ambiental amplo em todos os seus processos para uma futura implantação de um SGA e certificação na ISO 14001.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2430
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Trento.pdfTCC2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.