Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/185
Título: Violência sexual infantil: dificuldades e possibilidades no trabalho do professor
Autor(es): Elias, Rosane Joaquim
Orientador(es): Clasen, Julia Hélio Lino
Palavras-chave: Crime sexual contra crianças
Trabalho docente
Educação de crianças
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciado no Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho traz uma revisão literária sobre o tema violência sexual, educação infantil e a influência do professor nesse processo. A violência sexual infantil é um fato que marca o desenvolvimento das crianças que são vitimadas e o dano emocional e psicológico, em longo prazo, decorrente dessas experiências pode ser devastador. O professor no processo de identificação para a prevenção e combate ao abuso é, na maioria das vezes, essencial, visto que ele tem contato direto com a vítima. O tema definido para a pesquisa intitula-se: “Violência Sexual Infantil: dificuldades e possibilidades no trabalho do professor”, tendo como objetivo compreender como as professoras da educação infantil trabalham com as situações de violência sexual vivenciadas pelas crianças, se conhecem a legislação no que diz respeito à violência doméstica e sexual contra crianças; os sinais apresentados por uma criança sexualmente abusada e dos procedimentos e ações adotados perante um caso de abuso sexual. Pesquisou-se durante o trabalho o resgate histórico da infância, a influência do professor na Educação Infantil, a importância da observação e do registro do professor em sala de aula, a violência sexual infantil e se a escola atua no combate e prevenção ao abuso sexual infantil. A pesquisa foi enriquecida com uma pesquisa de campo, com questionário a 04 professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Forquilhinha. As informações obtidas foram analisadas e corroboraram com as hipóteses levantadas inicialmente, que a maioria das educadoras possui informações insuficientes acerca do tema e adotam, muitas vezes, procedimentos inadequados diante dos casos de crianças que sofreram abusos sexuais. O professor tem um papel extremamente importante no processo para a prevenção e combate ao abuso sexual infantil, porém não está preparado para lidar com esse problema, pois há deficiência em sua formação inicial e continuada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/185
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosane Joaquim Elias.pdfTCC390,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.