Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/183
Título: A prática pedagógica de uma escola de deficientes visuais na ótica dos docentes da escola regular
Autor(es): Silva, Naiara da
Orientador(es): Castro, Everson Ney Hüttner
Palavras-chave: Deficientes visuais
Educação especial
Prática de ensino
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciatura no curso de pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a prática pedagógica de uma escola de D.V. na ótica dos docentes da escola regular. Este estudo acadêmico teve a intenção de responder a seguinte problemática: Como os professores dos anos iniciais do ensino regular fundamental avaliam a prática pedagógica desenvolvida na escola de D.V.? Para responder a essa questão estabeleceram-se os seguintes objetivos: Conceituar teoricamente a prática pedagógica da escola de D.V. e as possibilidades de relacionamento a serem construídas entre o professor do ensino regular e o professor de classe especial. Verificar como a literatura aborda a questão da inclusão dos educandos D.V. nas salas de ensino fundamental regular. Conhecer os alunos que frequentam a escola de D.V. e que estão inclusos no ensino regular. Identificar a escola de ensino regular que os alunos com D.V. frequentam. Verificar quem são os professores do ensino regular que trabalham com os alunos que frequentam a escola de D.V. Compreender como os professores do ensino regular percebem o trabalho pedagógico realizado nas escolas de D.V. Analisar se a percepção que os professores têm sobre a escola de D.V. pode interferir no aprendizado do aluno. Esta pesquisa caracterizou-se por ser do tipo qualitativo-descritivo, pois foram coletados dados para possibilitar uma primeira análise da realidade estudada frente ao referencial elaborado. Para coleta dos dados utilizou-se como instrumento a entrevista, subsidiada por um roteiro de questões semi-estruturadas. Coletou-se os dados na cidade de Criciúma, Santa Catarina, em quatro escolas de ensino regular, sendo três escolas da rede municipal e uma da rede particular de ensino e, também, um escola de classe especial de ensino de D.V. Concluiu-se que os professores da escola regular vêem o ensino nas escolas de D.V. como um trabalho complementar ao seu e avaliam essa prática como eficiente, acreditando que ajuda o aluno se desenvolver em sala de aula, mas, contraditoriamente, constatou-se que os professores desconhecem a prática pedagógica desenvolvida nas escola de D.V., o que prejudica o processo de ensino-aprendizagem do aluno que, muitas vezes, as professoras encontram dificuldades no cotidiano escolar para lidar com esses alunos.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 29-Mai-2012
Data do documento: 2012-05-29
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/183
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naiara da Silva.pdfTCC452,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.