Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1602
Título: Os descendentes italianos e sua influência nas brincadeiras e jogos na cidade de Nova Veneza – SC
Autor(es): Fernandes, Heron Felipi Salvaro
Orientador(es): Stradiotto, Elisa Fátima
Palavras-chave: Brincadeiras
Brinquedos
Jogos
Influências italianas
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharelado no Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discute o brinquedo, a brincadeira e o jogo que descendem da cultura italiana. Este trabalho tem como tema Os descendentes italianos e sua influência nas brincadeiras e jogos na cidade de Nova Veneza - SC. O tema me chamou atenção pelo motivo de eu conhecer algumas músicas, brincadeiras e brinquedos de origem italiana, pelo fato de ser descendente italiano me impulsionou a pesquisar mais profundamente essas brincadeiras e jogos. O problema da pesquisa apresentado no trabalho é: Como a cultura italiana influenciou na construção das brincadeiras, brinquedos e jogos na cidade de Nova Veneza - SC? O objetivo geral é: verificar a influência da cultura italiana nos brinquedos, nas brincadeiras e jogos vivenciados pelos idosos de descendência italiana. Para melhor desenvolvimento foi adotada as seguintes questões norteadoras: Quais as lembranças que os idosos tem sobre os brinquedos e brincadeiras de sua infância? Como os idosos vêem as brincadeiras nos dias atuais? O tipo de pesquisa foi descritivo com recorte qualitativo, tendo uma população de 70 (setenta) idosos que moram próximo do centro de Nova Veneza. Caracteriza como uma pesquisa com amostra simples e intencional de 10 (dez) idosos questionados. Como instrumento para coleta de dados foi elaborado um roteiro de entrevista. A partir dos dados levantados foram selecionados 3 (três) categorias. A fundamentação teórica esta subsidiada por vários autores entre eles: Ariès (1981), Brougère (2004), Fantin (2000), Kramer (2007) e Volpato (2002). Os brinquedos, as brincadeiras e os jogos estão presentes em cada um de nós, à medida que evoluímos nossa personalidade é construída e nossa linguagem é desenvolvida, são por meio dessas atividades que a criança adquiri sua vivencia educacional respeitando o espaço alheiro, este espaço é conhecido através das atividades lúdicas. As crianças possuem uma necessidade natural de brincar, onde esse brincar ou jogar atravessa décadas. A pesquisa mostrou que brincadeiras como pegar, correr, nadar, pescar estava presente na vida dos idosos de Nova Veneza.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1602
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heron Felipi Salvaro Fernandes.pdfTCC483,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.