Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1427
Título: Indicadores para a elaboração de um plano diretor sustentável participativo do campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma-SC
Autor(es): Baggio, Alexandre Bonin
Orientador(es): Virtuoso, José Carlos
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Universidades e faculdades
Indicadores ambientais
Gestão ambiental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Desde os primórdios da civilização, o homem altera de alguma forma o meio em que vive para atender suas necessidades básicas. A partir da Revolução Industrial, ocorrida na Europa no século XVIII, as atividades humanas intensificaram-se, juntamente com os impactos ao meio ambiente. Esta forma de pensar e de produzir ainda persiste nos dias atuais, embora tenha entrado em pauta a partir dos anos 60 uma nova mentalidade, um novo conceito, denominado Desenvolvimento Sustentável. Visão que busca conciliar os modos de produção e de consumo com a sustentabilidade ambiental, ou seja, suprir com as necessidades da atual população sem comprometer os recursos e a qualidade do meio ambiente para as futuras gerações. Desta forma, o presente trabalho teve como principal objetivo levantar indicadores à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) para reduzir os gastos e o uso com recursos naturais no campus – água e energia -, bem como minimizar ou eliminar os impactos decorrentes das atividades como resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, sugerindo ainda uma nova forma de ocupação da área útil da instituição. A metodologia adotada no estudo compreendeu uma pesquisa exploratória, documental, observacional e descritiva, de abordagem qualitativa. Uma universidade, como exemplo para toda a sociedade, deve adotar medidas com vistas à redução dos impactos ambientais e os gastos com recursos naturais. Com base nos dados levantados, verificou-se a existência de focos de desperdício em certas atividades realizadas no campus, com especial relevância o sistema de aquecimento da piscina utilizada pela fisioterapia. Da mesma forma, o sistema de iluminação, atualmente em defasagem em relação a tecnologias mais avançadas, representa um gasto de energia e de recursos financeiros considerável. Enquanto isso, o uso de água potável para limpeza e em sanitários mostra-se inadequado, sugerindo-se a implantação de sistema de captação de água da chuva que poderia suprir tais necessidades. Destaca-se, por outro lado, o programa de gerenciamento de resíduos sólidos, com a reciclagem da maior parte dos materiais coletados no campus e sua destinação correta. Ao poupar recursos, além de economizar financeiramente, a instituição estará cumprindo com seu dever socioambiental, ajudando a manter a preservação e a integridade da biodiversidade, sustentando também bons indicadores ambientais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1427
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Bonin Baggio.pdf.pdfTCC3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.