Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1365
Título: Levantamento teórico de metodologias para valoração de danos ambientais e recursos naturais
Autor(es): Souza, Fernando Basquiroto de
Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: Valoração do dano ambiental
Dano ambiental
Valor econômico do meio ambiente
Reparação ambiental
Citação: SOUZA, Fernando Basquiroto de; MENEZES, Carlyle Torres Bezerra de. Levantamento teórico de metodologias para valoração de danos ambientais e recursos naturais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, 7., 2012, Criciúma. Anais... Criciúma: UNESC, ASBEA, 2012. p. 865-875.
Resumo: A valoração ambiental é uma técnica utilizada para mensurar o valor monetário de um recurso natural ou de um dano ambiental, normalmente empregada com o intuito de preservar um recurso ambiental ou em processos administrativos e judiciais visando ações indenizatórias. Várias são as metodologias utilizadas, sendo o objeto deste trabalho o levantamento de referências sobre valoração econômica do meio ambiente, a saber: Método do Fator Ambiental, Método do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais de São Paulo (DEPRN SP), Análise Benefício Custo, Método do Fator de Produção, Método do Custo Defensivo, Valoração Contingencial, Método do Custo de Reposição, Método dos Preços Hedônicos, Método do Custo de Viagem, Método do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Método do Cardoso, Método do Preço Líquido e o Método do Custo de Doenças. Os métodos de valoração ambiental demonstram serem uteis para avaliar e estabelecer valores monetários em ações indenizatórias, com o intuito de atribuir um valor que coíba a ação degradadora, e de subsidiar ações de gestão e planejamento ambiental. Em função da existência de vários métodos, é possível selecionar aqueles mais adequados para cada categoria profissional e em diferentes ramos de atuação, desde os profissionais da área da engenharia aos economistas, entre outros. No entanto, os aspectos que se referem aos bens intangíveis, tais como a valoração de aspectos culturais e costumes de uma comunidade, à beleza cênica de um lugar, ou a qualidade de vida um ambiente preservado, são aspectos que ainda persistem como de maior complexidade, ou mesmo impossibilidade de estabelecimento de valores monetários.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalhos apresentandos em eventos
Data da publicação: Mai-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1365
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdfArtigo153,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.