Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1342
Título: Educação ambiental como instrumento da gestão socioambiental participativa no Bairro Vila Manaus, Criciúma, SC
Autor(es): Teixeira, Adonai Pacheco
Orientador(es): Virtuoso, José Carlos
Palavras-chave: Gestão ambiental
Educação ambiental
Crise ambiental
Cidadania
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc.
Resumo: Ao se fazer uma análise sobre a atual crise ambiental, vê-se que ela não é puramente uma crise ecológica tampouco pode sê-la atribuída a uma questão conjuntural: é uma crise socioambiental, provocada por um sistema político pautado fundamentalmente pelo poder econômico. É, portanto, uma crise estrutural. Na contramão desse sistema, surgem experiências como o Projeto Nossa RUA da Vila Manaus, Criciúma/SC, no qual a gestão socioambiental participativa, fruto da organização comunitária, apresenta-se como uma alternativa ao poder hegemônico. O presente estudo buscou, por meio do estudo da trajetória da ONG Nossa Rua, contribuir para a sua gestão ambiental, identificando as possibilidades e limites na promoção do fortalecimento do movimento comunitário. A metodologia, devido ao pesquisador ter sua história de vida ligada ao objeto investigado, baseou-se nos preceitos da pesquisa participante, interpretando e correlacionando as informações obtidas em entrevistas semi-estruturadas, pesquisa bibliográfica e dados de observação. Com o apoio principal da UNESC, a organização conseguiu implantar a coleta seletiva na Vila Manaus e em bairros vizinhos, realizando atividades de arborização e integração da comunidade, sendo estas temas-geradores de uma discussão mais abrangente, que contribuíram na construção da cidadania e ampliação dos espaços de poder local. Por conta da falta de infraestrutura, porém, após sete anos de existência, o Projeto foi interrompido. Desta forma, o presente estudo aponta como causas desta descontinuidade, além da falta de infraestrutura, as deficiências na comunicação entre entidades parceiras e a não priorização de uma gestão financeira da ONG ―Nossa RUA‖. A partir do cenário levantado e considerando os objetivos estabelecidos, sugere-se, para o fortalecimento da ONG, a realização de planejamento estratégico com vistas ao alcance de sua autonomia financeira. Aspecto fundamental para a autogestão dessa organização, cuja experiência contribui para a construção de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1342
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adonai Pacheco Teixeira.pdfTCC1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.