Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1198
Título: Base de cálculo do adicional de insalubridade sobre o enfoque da súmula vinculante nº 4 do STF
Autor(es): Moreira, Mônica Andrade da Silva Borges
Orientador(es): Piazza, Márcia Andréia Schutz Lirio
Palavras-chave: Higiene do trabalho
Adicional de insalubridade
Direito do trabalho
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no Curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho monográfico trata do adicional de insalubridade, direito conquistado pelos trabalhadores que exercem suas funções em ambientes expostos a agentes nocivos à sua saúde, de sua base de cálculo que após tantos anos ainda não possui um indexador. A Consolidação das Leis do Trabalho determina em seu art. 192 que o salário mínimo deverá ser utilizado para tal fim, porém, com o advento da Constituição Federal de 1988 passou-se a questionar esse uso, pois estaria confrontando seu art. 7º, IV Desta forma, serão apresentadas três correntes jurisprudenciais pertinentes ao tema onde questionam o uso do salário mínimo, salário profissional e salário base como fontes da base de cálculo do adicional de insalubridade. Na metodologia, foi utilizado o método dedutivo, apresentando como técnica a pesquisa bibliográfica (a partir de livros, artigos da internet), jurisprudencial (nos tribunais regionais e superiores) e documental legal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1198
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Andrade da Silva Borges Moreira.pdfTCC324,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.