Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1176
Título: Uma análise da recepção constitucional e da legitimidade da opção do legislador em tornar lícito o aborto decorrente do estupro, em face do direito à vida do feto e da dignidade da pessoa humana da genitora
Autor(es): Zagulski, Beatriz Rafael Rizzieri
Orientador(es): Peixoto, Mauricio Muriack de Fernandes e
Palavras-chave: Aborto
Estupro
Direito à vida
Dignidade humana
Direitos sexuais
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no Curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a opção do legislador de tornar lícito o aborto decorrente de estupro diante do confronto entre os princípios constitucionais do direito à vida (do feto) e o direito a dignidade da pessoa humana (da mulher) nos casos de gravidez decorrente de violência sexual que tenha por conseqüência a prática do aborto legal. Para o alcance deste objetivo, foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, através de método dedutivo entre artigos científicos, livros, doutrinas e legislação. No primeiro capitulo foram abordados o conceito, as características e a classificação dos princípios constitucionais, bem como a colisão principiológica e a técnica utilizada para resolução dessas colisões. No segundo capitulo foram analisados os direitos fundamentais, abordando seu conceito, características, funções, classificação, e os direitos fundamentais a vida, a dignidade da pessoa humana e o direito a liberdade e entre este o direito a liberdade sexual da mulher diante do planejamento familiar e seus direitos reprodutivos. No terceiro capitulo foi estudado o aborto, sua fundamentação legal, seu conceito, as espécies de aborto com ênfase no aborto decorrente de estupro, bem como a liberdade das mulheres a prática do aborto se a gravidez estiver sido decorrente de estupro. E por último foi realizado uma análise da opção do legislador de tornar lícito o aborto decorrente de estupro, estudando os direitos fundamentais em conflito e utilizando o princípio da proporcionalidade para resolução desta colisão, concluindo-se pela recepção da opção constitucional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1176
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Rafael Rizzieri Zagulski.pdfTCC698,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.