Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11650
Título: Biblioteca comunitária Adalberto Mendes: resistência e transformação social por meio da educação
Autor(es): Souza, Vagna Leila de
Orientador(es): Back, Angela Cristina Di Palma
Palavras-chave: Educação não-formal
Letramento
Vulnerabilidade social
Bibliotecas e comunidade
Bibliotecas - Orientação às crianças
Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes – Sobral (CE)
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta dissertação investiga o papel das atividades promovidas pela Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes, localizada no bairro Terrenos Novos, em Sobral, Ceará, na construção de novos significados na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. De abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo exploratório e descritivo, a pesquisa parte do contexto das periferias brasileiras, onde a violência e a exclusão social representam desafios ao desenvolvimento psicossocial dos jovens. A pesquisa tem como objetivo geral compreender em que medida as atividades promovidas pela Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes contribuem para ressignificar a vida de crianças e adolescentes que dela fazem parte. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores sociais e grupo focal com as crianças e os adolescentes participantes. O estudo fundamenta-se em autores como Freire (1996; 2005; 2010), Gohn (2006; 2010), Kleiman (2010), Machado (2010), Soares (2010), Souza (2016), dentre outros que discutem a educação na perspectiva crítica, a educação não - formal e o papel das bibliotecas comunitárias na promoção da inclusão social e no combate à vulnerabilidade. A dissertação explora como a Biblioteca Adalberto Mendes, por meio de iniciativas voltadas para a leitura, a arte e a cultura, amplia as perspectivas de mundo das crianças e dos adolescentes, fortalecendo as relações socioculturais e socioeducacionais. Ao situar a Biblioteca Comunitária Adalberto Mendes como um agente institucional de resistência e transformação, a pesquisa evidencia como esses espaços, mesmo em condições adversas, desempenham um papel crucial na promoção da educação e da cultura, funcionando como barreiras à vulnerabilidade social, impulsionando mudanças nas narrativas de vida dos jovens da periferia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11650
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vagna Leila de Souza.pdfDissertação5,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.