Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11640
Título: O ensino de LIBRAS para a educação inclusiva: a experiência de mães de surdos no interior do Ceará
Autor(es): Alves, Lyna Kátia Cavalcante
Orientador(es): Back, Ângela Cristina Di Palma
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais – Estudo e ensino - Ceará
Educação inclusiva
Crianças surdas - Linguagem
Surdos - Meios de comunicação
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a experiência de mães de crianças surdas no contexto do ensino de Libras, a fim de compreender as contribuições do CEFAS na formação educacional e social de seus filhos. Busca-se analisar como a inclusão de Libras no processo educacional influencia o desenvolvimento da comunicação, a alfabetização, bem como a interação social e emocional das crianças. Além disso, examina os desafios e oportunidades enfrentados por essas mães, com ênfase em escutar suas experiências, que, por meio de suas vivências podem oferecer uma perspectiva única sobre os impactos do ensino de Libras no desenvolvimento de seus filhos, contribuindo para a reflexão sobre práticas inclusivas e a construção de um ambiente educacional mais acessível e acolhedor. A metodologia adotada para a realização deste estudo foi uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de pesquisa a aplicação de uma entrevista semiestruturada, composta por perguntas abertas e fechadas, para conhecer em profundidade as percepções dos participantes, que envolveu a participação de seis mães ouvintes de crianças surdas que frequentam o CEFAS. Além disso, foram analisados documentos disponibilizados pela instituição, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do CEFAS. Para embasar a pesquisa foi considerado autores como Lopes (2015), que discute a inclusão de surdos na educação, e Silva (2018), que aborda a importância da Libras como meio de comunicação e identidade cultural. A pesquisa demonstra que o ensino de Libras tem sido fundamental para o desenvolvimento das crianças, especialmente no que diz respeito à autoestima, à interação social e à autonomia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11640
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lyna Kátia Cavalcante Alves.pdfDissertação1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.