Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11634
Título: Efeitos da avaliação institucional na docência na visão dos professores da área de saúde do Centro Universitário - UNINTA
Autor(es): Freire, Ingrid Juvelina Lima
Orientador(es): Bittencourt, Ricardo Luiz de
Palavras-chave: Avaliação institucional
Ensino superior - Avaliação
Professores universitários - Avaliação
Autoavaliação
Descrição: Dissertação apresentada à Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi explorar como a avaliação institucional impacta o ensino do ponto de vista de educadores em saúde do Centro Universitário – UNINTA, em seis cursos de saúde: Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Biomedicina e Fisioterapia. Esta investigação empregou uma metodologia de análise exploratória com abordagem quantitativa, com foco em entrevistar dois instrutores de cada disciplina, relacionando assim suas experiências na instituição de educação superior (IES) do menos ao mais experiente no ambiente de trabalho. O estudo apresenta o desenvolvimento histórico, que teve como objetivo contextualizar da autoavaliação, esclarecer conceitos e delinear suas principais características antes de conduzir as análises. Além disso, foi realizado um exame sobre os fatores que levaram o Estado brasileiro a assumir o papel de avaliador dentro do Sistema Educacional. A pesquisa se orientou pelos princípios da abordagem qualitativa exploratória e teve como instrumento de coleta de dados a realização de questionário com doze professores de seis cursos da área da saúde da educação superior. Foi realizada uma pesquisa ampliando o conhecimento sobre a temática, baseando-se na perspectiva dos olhares dos autores Gildo Volpato, Ilma Passos Alencastro Veiga, Mara Regina Sordi, Paulo Freire e José Carlos Libâneo. Os achados destacaram as complexidades do processo de avaliação e o papel do ensino como meio de estabelecer a formação necessária e o aprimoramento pedagógico. Os resultados foram categorizados em três áreas: o desempenho e a funcionalidade do trabalho no processo de avaliação; práticas de ensino e as contribuições feitas pelo CPA da IES; e percepções sobre a autoavaliação. Em suma, conclui-se que os professores universitários devem possuir experiência profissional e se envolver ativamente no processo institucional, conduzir pesquisas formais, dedicar esforços e estar envolvidos nas atividades da IES.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/11634
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrid Juvenila Lima Freire.pdfDissertação857,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.