Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10760
Título: Arte/educação com mulheres vítimas de violência: um estudo sobre o projeto Adinkras no município de Forquilhinha/Santa Catarina
Autor(es): Oliveira, Andreza de
Orientador(es): Silva, Alex Sander da
Palavras-chave: Arte - Educação
Violência contra as mulheres - Forquilhinha (SC)
Projeto Adinkras
Ensino da Arte
Arte na educação
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: A presente pesquisa foca na análise da experiência com arte/educação dentro do projeto Adinkras - Grupo de apoio às mulheres vítimas de violência dentro do município de Forquilhinha/SC, projeto que atende as vítimas no período da pós-denúncia. Durante a escrita foram rebuscadas as origens do patriarcado na idade média até a contemporaneidade para compreender o fenômeno da violência doméstica, estudamos algumas Legislações relacionadas a condição das mulheres, e logo avançamos nas experiências com arte/educação dentro do projeto. Desenvolveu-se a pesquisa com base na metodologia histórico-estrutural de cunho qualitativo, com análise documental e de conteúdo e na a/r/tografia que é a pesquisa educacional baseada em arte; objetivando descrever aspectos sócio-históricos da violência contra as mulheres; caracterizar a arte/educação no projeto Adinkras, seus métodos e técnicas; analisar as possibilidades dos ideogramas Adinkras como dispositivos para reflexão e sensibilização dentro desse projeto e entender como a produção das narrativas descritas pelas mulheres nos sketchbooks foi facilitada através do ensino da arte. Para dialogar com essa investigação recorreu-se a autoras como: Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Marie France Hirigoyen, Sueli Carneiro, Françoise Verges, Carole Pateman, Elisa Larkin Nascimento e Cecília Almeida Salles. Outras importantes fontes utilizadas são o Atlas da violência, Anuário da Segurança Pública, Relatórios do ligue 180 e reportagens veiculadas nas mídias sobre o projeto e fotos do arquivo pessoal da autora, almeja-se que sirva de referência para profissionais que trabalham com mulheres vítimas da violência e para arte/educadores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10760
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreza de Oliveira.pdf6,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.