Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10627
Título: Riscos biopsicossociais laborais de professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina
Autor(es): Minguetti, Lenir Rodrigues
Orientador(es): Campos, Juliano Bitencourt
Co-orientador: Kanan, Lilia
Palavras-chave: Riscos psicossociais
Professores – Saúde mental
Professores - Estresse ocupacional
Saúde do trabalhador
Saúde socioemocional
Descrição: Tese de Doutorado apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Resumo: Este estudo objetivou analisar os riscos biopsicossociais laborais, de professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Foi realizado junto a 345 profissionais, em pleno exercício de suas funções. Os instrumentos utilizados consistem de: um questionário para identificar características sociodemográficas dos participantes; um questionário ocupacional com 16 perguntas, envolvendo os possíveis riscos biológicos, químicos, físicos e ergonômicos, do ambiente laboral dos professores e, o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento - ITRA, que é integrado por quatro escalas: Escala de Avaliação do Contexto do Trabalho (EACT), Escala Avaliação do Custo Humano do Trabalho (ECHT), Escala de Avaliação dos Indicadores de Prazer Sofrimento no Trabalho (EIPST), Escala de Avaliação de Danos Relacionados ao Trabalho (EADRT). Os instrumentos foram disponibilizados online, em um website criado para este estudo. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística inferencial, no software IBM-SPSS Statistics (StatisticalPackagefor the Social Sciences). Observou-se que os riscos biológicos, físicos, químicos e ergonômicos, foram avaliados de forma crítica pelos professores. (x̄ 2.81, σ 1,64). Na avaliação da EACT verificou-se risco crítico, ao adoecimento em todos os fatores: Organização do trabalho (x̄ 2,54, σ 1,8); Condições de Trabalho (x̄ 2,35, σ 1,69) e Relações Sócios profissionais (x̄ 2,34, σ1,61). Na ECHT, constatou-se a avaliação satisfatória no fator: Custo Afetivo (x̄ 2,2, σ 1,66); nos outros fatores, Custo Cognitivo (x̄ 3,19, σ 1,83) e Custo Físico, apresentaram classificação de risco crítico (x̄ 2,45, σ 1,63). A EIPST apresentou avaliação crítica em seus fatores: Realização Profissional (x̄ 2,74 σ); Liberdade Expressão (x̄ 2,94, σ 1,73); Esgotamento Profissional (x̄ 2,71, σ 1,62); A falta de reconhecimento apresentou médias satisfatórias (x̄ 2,04, σ 1,42). A EADRT apresentou médias satisfatórias em todos os fatores: Danos Físicos (x̄ 1,97, σ 1,72); Danos sociais (x̄ 1,56, σ 1,39) e, Danos psicológicos (x̄ 1,67, σ 1,48). Este estudo evidencia a necessidade de intervenção em todos os fatores avaliados, pois representam riscos de agravos à saúde dos professores, especialmente como demonstrado no questionário ocupacional e nas escalas do ITRA. Destaca-se, por fim, a pertinência de realização de novos estudos, que abordem estratégias de prevenção dos riscos biopsicossociais identificados e os agravantes ao bem-estar docente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10627
Aparece nas coleções:Tese (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenir Rodrigues Minghetti.pdfTese3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.