Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10222
Título: Estudo das propriedades de CBPCs produzidas com dois metacaulins diferentes reagidos com ácido fosfórico e mono alumínio fosfato
Autor(es): Santos, Priscila Guedes dos
Orientador(es): Colonetti, Emerson
Co-orientador: Elyseu, Fábio
Palavras-chave: Geopolímeros
Metacaulim
CBPCs
Monoaluminio fosfato
Resistência a compressão
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheiro Químico, no Curso de Engenharia Química da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os geopolímeros vem sendo alvo de diversas pesquisas nas últimas décadas, por conta de suas diversas propriedades físicas-químicas, térmicas, baixo custo, boas propriedades mecânicas, entre outros. Os geopolímeros podem ser produzidos a temperaturas baixas (ambiente) ou temperaturas moderadas, abaixo de 300 °C, por meio de ativação alcalina ou ácida, de matérias primas compostas de aluminossilicatos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as propriedades de cerâmicas fosfáticas quimicamente ligadas (CBPCs). Foram produzidas CBPCs com dois metacaulins diferentes e com soluções de ácido fosfórico e mono alumínio fosfato (MAF) totalizando quatro formulações. As soluções de ácido fosfórico e MAF foram preparadas com concentração de 6 mol L-1 em termos do ânion PO43-. Realizou-se a produção dos corpos de prova com uma razão 1:1 para cada formulação denominadas como AC1 e AC2, para as reações ácido fosfórico/metacaulim, MAF1 e MAF2 para as reações mono alumínio fosfato/Metacaulim. Os metacaulins utilizados como matéria prima foram submetidos a análises fluorescência de raio-X (FRX), Chapelle test., distribuição de partícula (DTP), espectro de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), determinação de área superficial pelo método de B.E.T, análise térmica diferencial, termogravimétrica (DTA/TG) e Difração de raio-X (DRX). As CBPCs produzidas foram submetidas a análise de DTA/TG, DRX, resistência mecânica a compressão, absorção de água e densidade aparente. A CBPC AC2 foi a que apresentou resistência a compressão 20,12 ( 6,02) MPa, seguida da MAF1 16,25 ( 3,89) MPa e AC1 com 13,44 ( 9,50). MAF1 não curou. Os resultados indicam que os metacaulins tem forte influência sobre as propriedades CBPCs, como resistência mecânica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10222
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EQM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.