Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10154
Título: Literatura e formação: a concepção do literário no exame nacional do ensino médio (2018- 2021)
Autor(es): Savi, Miriam Fernandes
Palavras-chave: Literatura – Estudo e ensino
Literatura – Exames, questões, etc
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Formação humana
Descrição: Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender se é possível desdobrar um conceito consistente de literatura como componente curricular a partir das questões de Literatura das provas do ENEM dos anos 2018 a 2021. Com vistas à concepção de literatura para o ensino de literatura em sala de aula em confronto com os documentos oficiais da Educação Básica, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCN, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, buscou-se responder o seguinte questionamento: como se manifesta a concepção do literário no Exame Nacional do Ensino Médio para a formação integral dos estudantes? Dessa forma, através da pesquisa qualitativa, por meio da análise de documentos norteadores da educação e do Exame Nacional do Ensino Médio, toma-se como objetivos específicos: analisar a relação entre literatura e formação no contexto do Ensino Médio; verificar de que forma os documentos oficiais do MEC formulam, ou não, um conceito consistente a ser trabalhado pelos professores; refletir sobre a estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio e a incompatibilidade entre prova e literatura; analisar as questões de literatura presentes no ENEM. Para discutir os conceitos de literatura, tomamos como arcabouço teórico principal os textos: O direito à literatura, de Antonio Candido; Ensinando Literatura, de Andre Cechinel e Fabio A.Durão; Do texto à obra, de Fábio A. Durão; Mutações da literatura no século XXI, de Leyla Perrone-Moisés; e A literatura em perigo, de Tzvetan Todorov que nos auxiliaram a compreender, sobretudo, a potencia do literário como principal objeto de formação integral dos sujeitos. Além disso, o conceito de leitura atenta e interpretação foram fundamentais para a análise das questões, que demonstraram exigir uma postura contrária da que defendemos. Dentre as questões de literatura presentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, escolhemos uma questão de cada ano para as seguintes categorias: questões de análise linguística, questões de gênero textual e questões de interpretação. Por meio deste trabalho desenvolvido, foi possível entender que a literatura deve permanecer no ensino com a articulação integral da obra, sendo ela o principal foco da aula de literatura. Entretanto, conclui-se que os documentos oficiais da educação têm uma concepção de literatura voltada para os múltiplos gêneros, sendo esse conceito refletido nas questões do Enem. Portanto, a partir da análise das questões do Enem, concluímos que as questões de literatura exploram aspectos linguísticos, de composição do gênero textual e aspectos informativos, sendo que não é aprofundada a análise do texto literário, além disso, essas questões pouco mobilizam a atenção do (a) candidato (a) para interpretar o texto seguindo um viés de leitura atenta.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10154
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miriam Fernandes Savi.pdfDissertação1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.