Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10127
Título: Avaliação da atividade antinociceptiva e dos efeitos adversos induzidos pela forma recombinante da proteína phα1β em um modelo de dor associado ao câncer
Autor(es): Pereira, Fernando Oriques
Orientador(es): Ávila, Ricardo Andrez Machado de
Co-orientador: Rigo, Flávia Karine
Palavras-chave: Dor do câncer
Dor do câncer - Tratamento
Analgesia
Morfina
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A dor é um fenômeno de escala global, sendo considerada como um problema de saúde mundial. A dor relacionada ao câncer é reportada por cerca de 70% dos pacientes, considerada um dos sintomas mais comuns de pessoas afetadas com o câncer, e muito destes pacientes não tem o controle adequado da dor, diminuindo a qualidade de vida e dificultando o tratamento do usuário. Em casos mais graves a dor pode ser incapacitante, impondo um grande investimento econômico dos serviços de saúde para o tratamento. Atualmente as linhas de cuidados para o tratamento da dor relacionada ao câncer, inclui o uso de opioides em associação com outros analgésicos como os antiinflamatórios não esteroides (AINEs). Quando a dor se torna refratária a estes tratamentos se faz necessária à administração intratecal de fármacos, dentre eles, a Ziconotida, um potente bloqueador de canais de cálcio regulados por voltagem (CCRV). Entretanto, estas alternativas terapêuticas possuem diversos efeitos colaterais, bem como o desenvolvimento da tolerância a opioides, o que dificulta o tratamento da dor oncológica, resultando novamente na diminuição da qualidade de vida do paciente. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo, avaliar o possível efeito antinociceptivo e adversos causados pela administração intravenosa da forma recombinante do peptídeo Phα1β (r-Phα1β), que atua como bloqueador de CCRV, em modelo experimental de dor relacionado ao câncer em camundongos tolerantes ou não a morfina. Para avaliar o efeito antinociceptivo foi utilizado o modelo de dor associado ao câncer, que consiste na indução do câncer de melanoma em camundongos C57BL/6, e aplicação da proteína r-Phα1β, e avaliação da atividade antinociceptiva por filamentos von Frey. Os efeitos adversos foram avaliados através do teste de rotarod e campo aberto. Como resultado, a administração da r-Phα1β em animais com alodinia mecânica induzida pelo câncer, com ou sem tolerância a morfina, foi capaz de aumentar o limiar mecânico, mostrando que a r-Phα1β possui atividade antinociceptiva. A administração prévia da r-Phα1β conseguiu recuperar a atividade antinociceptiva da morfina em animais tolerantes a este opioide. A r-Phα1β mostrou ser segura, pois não foi observado efeitos adversos relacionados a atividade motora e comportamental após a administração intravenosa. Apesar dos resultados promissores mais estudos são necessários para a compreensão dos mecanismos de ação da r-Phα1β.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10127
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Oriques Pereira.pdfDissertação623,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.