Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10108
Título: Alterações neuroinflamatórias por ouabaina em ratos submetidos ao modelo animal de transtorno bipolar
Autor(es): Rosa, Dayane Diomário da
Orientador(es): Quevedo, João Luciano de
Co-orientador: Valvassori, Samira da Silva
Palavras-chave: Lítio – Efeitos colaterais
Transtorno bipolar
Ouabaína
Inflamação
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Doutora em Ciências da Saúde.
Resumo: O transtorno bipolar (TB) é uma condição vitalícia caracterizada pela presença de episódios maníacos / hipomaníacos, depressivos e de humor misto. O lítio (Li) é o único medicamento classificado como estabilizador do humor e o padrão-ouro para a terapia do TB. A etiologia do TB tem sido associada a uma diminuição da atividade da Na+K+ATPase, o que é corroborado por estudos com animais e pacientes com TB. Além disso, são observadas alterações nos níveis de citocinas em modelos animais e em pacientes bipolares. A ouabaína (OUA) é um inibidor da Na+K+ATPase, e sua administração intracerebroventricular (ICV) em ratos é considerada um modelo animal TB induzindo comportamentos maníacos e depressivos no mesmo animal. Portanto, o presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos do Li sobre comportamentos maníacos e depressivos e parâmetros inflamatórios em ratos submetidos ao modelo de TB induzido por OUA. Ratos machos adultos receberam uma única injeção ICV de OUA ou líquido cefalorraquidiano artificial (LCRa). No quarto dia após a injeção do ICV, os ratos receberam injeção intraperitoneal de solução salina (NaCl 0,9%) ou Li (47,5 mg / kg), duas vezes ao dia, durante 14 dias. No sétimo dia após a injeção de OUA, foi avaliada a atividade locomotora (teste de campo aberto) e, no décimo quarto dia, a locomoção foi avaliada novamente, seguida do teste de nado forçado para avaliação do comportamento depressivo. Após a eutanásia, níveis de interleucina (IL)-1β, IL-6, IL-10, fator de necrose tumoral (TNF)-α e Neutrófilo quimioatraente induzido por citocina (CINC)-1 foram avaliados no córtex frontal e hipocampo. Após sete dias da administração de OUA, os animais apresentaram um comportamento hiperativo que foi revertido pelo tratamento com Li. Após 14 dias da injeção ICV, os ratos exibiram um comportamento depressivo. Em relação aos parâmetros inflamatórios, medidos após 14 dias do ICV, a OUA induziu aumento nos níveis de interleucina IL-1β, IL-6, IL-10, TNF-α e CINC-1. Em contraste, o tratamento com Li diminuiu esses parâmetros. O modelo animal de TB induzido por OUA é capaz de induzir neuroinflamação, o que sustenta sua validade de construto para a pesquisa de TB. Portanto, o presente estudo se torna uma boa ferramenta para compreender melhor as alterações neuroinflamatórias presentes durante as alterações de humor, observadas nos diferentes episódios do TB. Entretanto, mais estudos são necessários para melhor compreender esses mecanismos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10108
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Diomario da Rosa.pdfTese1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.