Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/998
Título: Estudo comparativo entre o método de fervura (NBR 13818) e uso de dilatômetro para determinação de expansão por umidade em peças cerâmicas monoporosas
Autor(es): Pietsch, Thiago Magagnin
Orientador(es): Peterson, Michael
Palavras-chave: Expansão por Umidade
Teste de fervura
Dilatômetro
Descrição: Artigo, apresentado para a obtenção do grau de Tecnólogo, no curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.
Resumo: O artigo em questão apresenta resultados de estudos comparativos entre dois métodos para a determinação da expansão por umidade (EPU) em peças monoporosas realizados no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do i.Parque, Parque Científico e Tecnológico da Unesc. Primeiramente realizou-se o teste de fervura (NBR 13818), normalizado pela ABNT e, devido a este teste ter uma baixa precisão dos resultados, pois depende de vários fatores humanos que aumentam a probabilidade de erros sobre os resultados finais, realizou-se outro teste através de uma metodologia que utiliza um dilatômetro para a determinação da Expansão por Umidade (EPU), possibilitando a substituição do paquímetro na medida, aumentando consideravelmente a precisão nos resultados das medidas finais de EPU das peças. Ao final do trabalho, foram comparados os resultados obtidos de ambos os testes, podendo-se avaliar a precisão dos ensaios e as diferenças entre si.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/998
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TCV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Magagnin Pietsch.PDFArtigo1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.