Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/996
Título: Desempenho de carboneto de tungstênio na substituição do aço vc131 temperado em cavidades de caixa matriz
Autor(es): Machado, Mateus Mendes
Orientador(es): Menegali, Gilson Bez Fontana
Palavras-chave: Metal duro
Carboneto de tungstênio
Resistência à abrasão
Desgaste abrasivo
Descrição: Artigo, apresentado para a obtenção do grau de Tecnólogo, no curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.
Resumo: O desgaste abrasivo é responsável por um significativo aumento nos custos industriais de manutenção. Um dos setores diretamente atingidos por danos deste tipo é o setor de conformação das indústrias de revestimento cerâmico. As empresas cerâmicas da região sul do país utilizam o aço Vc131 temperado nas lastrinas que revestem os moldes comprometendo a vida útil destes. Com o objetivo de aumentar a vida útil de tais moldes, consequentemente diminuindo os custos das empresas, é que se ressalta a importância desse trabalho. O presente artigo discute a necessidade de uso de um material de maior resistência à abrasão para a fabricação desses moldes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como ferramentas de pesquisa materiais aço VC131 temperado e metal duro, realizada no Iparque, Parque Científico e Tecnológico, Unesc. Os resultados mostraram que o metal duro é mais resistente a abrasão, isso devido à alta dureza. Com 43,66% mais resistente à abrasão, 24,87% mais duro e 44,52% mais denso que o aço Vc131 Temperado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/996
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TCV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Mendes Machado.pdfArtigo7,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.