Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/993
Título: Análise do processo de secagem de pasta de cerâmica vermelha utilizando planejamento experimental estatístico
Autor(es): Perdoná, Camila
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Secagem
Cerâmica vermelha
Descrição: Artigo, apresentado para a obtenção do grau de Tecnólogo, no curso de Tecnologia em Cerâmica, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de secagem de uma pasta de cerâmica estrutural para fabricação de telhas em função da sua temperatura, tempo e a velocidade do ar de secagem. Para este estudo foi usado planejamento experimental com base nestas variáveis de secagem. A massa estudada foi formulada em uma cerâmica estrutural da região de Morro da Fumaça, SC. Sua estrutura cristalina e composta por quartzo (36%), caulinita (50%), montmorilonita (9%), ilita (5%) e sua composição química apresenta em maiores percentuais SiO2 (68%), Al2O3 (18%) e Fe2O3 (3%). Os corpos de prova cilíndricos foram obtidos da pasta já extrudada e posteriormente foram secos em estufa (60°C e 90°C) com diferentes tempos de secagem (6 h e 12 h) e com ventilação (0,01 m/s) e sem ventilação. Como resultado, a resistência mecânica a compressão e função da temperatura e do tempo de secagem, a perda de umidade e função da temperatura de secagem, e a velocidade de secagem não teve efeito significativo sobre as propriedades medidas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/993
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TCV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Perdoná.pdfArtigo248,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.