Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9896
Título: Análise da legislação relacionada à avaliação de impactos ambientais no Brasil e na Colômbia: estudo de caso do litoral centro-sul catarinense
Autor(es): Scheibler, Sofia Serrano
Orientador(es): Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: Gerenciamento costeiro
Legislação ambiental
Avaliação dos impactos ambientais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O crescimento demográfico de maneira desordenada tem gerado fortes impactos socioambientais. Os modelos atuais de gestão ambiental encontram-se fragilizados, situação ainda mais clara em ambientes costeiros. A atual crise ambiental e social exige uma mudança quanto a sensibilização da sociedade. O trabalho justifica-se na crescente implantação de empreendimentos imobiliários na zona costeira incompatíveis com o suporte ambiental, com a aprovação do licenciamento ambiental sem uma análise criteriosa quanto aos seus reais impactos. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar um diagnóstico dos impactos socioambientais de empreendimentos por meio da análise dos EIA/RIMA e de possíveis contra – Rima e seus potenciais para o aperfeiçoamento da legislação ambiental e instrumentos de análise dos órgãos ambientais. O trabalho desenvolveu-se com foco no litoral centro sul catarinense com foco especial a área na qual está inserida a APA da Baleia Franca. Contou com análise documental e observação participativa como metodologias de pesquisa. Foi possível determinar uma certa similaridade entre normas ambientais colombianas e brasileiras. Identificaram-se pontos importantes da implantação do plano de manejo da APABF e o papel que o setor imobiliário cumpre dentro do processo. Identificaram-se aspectos importantes do processo de licenciamento de dois empreendimentos inseridos dentro da área de estudo. Como conclusão determinaram-se alguns aspectos relevantes sobre os EIAs que foram falhas reincidentes nos estudos. Situaram-se pontos fracos e fortes da elaboração do plano de manejo da APABF. Foram levantados aspectos normativos da Colômbia e o Brasil considerados relevantes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9896
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.