Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9888
Título: Proposta de valorização e reciclagem de resíduos orgânicos via compostagem no município de Morro da Fumaça - SC
Autor(es): Maragno, Luiz Gustavo Pagnan
Orientador(es): Guadagnin, Mário Ricardo
Palavras-chave: Compostagem
Microrganismos decompositores
Composição gravimétrica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A geração de resíduos sólidos urbanos é inerente a atividade humana e tem na sua composição uma variedade de recursos que poderiam ser valorizados. No contexto brasileiro e regional a parcela que apresenta maior fatia na composição gravimétrica é a de resíduos orgânicos. O foco dos trabalhos de implementação de coleta seletiva privilegia o olhar para valorização da fração reciclável em detrimento da fração orgânica compostável. Este trabalho propõe a valorização e a reciclagem dos resíduos orgânicos via compostagem no munícipio de Morro da Fumaça – SC através de uma unidade de triagem. O trabalho comporta um recorte teórico com foco na caraterização da composição gravimétrica, sendo obtido como percentual de matéria orgânica de 35,8% no município, requisitos necessários para realização do processo de compostagem, normas legais associadas, sendo a compostagem o método de reciclagem de matéria orgânica via microrganismos decompositores, que em seus metabolismos degradam a matéria orgânica transformando-as em húmus (adubo) podendo ser assimilado pelas plantas ao ser deposta no solo. A compostagem consiste em um processo simples e é conhecido há séculos pelo homem, porém há inúmeros fatores que afetam seu bom funcionamento como a umidade, temperatura, pH, relação carbono/nitrogênio, oxigenação, e sua concentração de nutrientes. Para poder ser realizado o dimensionamento da unidade de compostagem foi necessário à análise do volume de resíduos gerados no município e depositado no aterro sanitário, sua composição gravimétrica caracterizando qualitativamente e quantitativamente seus percentuais relativos em onze categorias diferentes: matéria orgânica, plástico filme, papel/papelão, vidro, metais, têxteis, plástico rígido, embalagens longa vida, rejeitos diversos, resíduos sanitários, resíduos eletroeletrônicos/tóxicos/perigosos, a projeção populacional e de geração de resíduos em um período de vinte anos. A partir dos dados obtidos pode ser estimada a área necessária, os custos de instalação, da compra de equipamentos e mão de obra necessária para funcionamento da unidade. Com obtenção do valor total do custo para o início das atividades na unidade, foi estimadas a redução de custos com a implantação da unidade com a previsão de redução de resíduos sendo depositado no aterro, e redução do transporte do mesmo até o aterro, com isso pôde ser estimado o tempo de retorno do investimento aos cofres públicos que foi estimado em 2 anos e 9 mês.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9888
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.