Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9886
Título: Análise comparativa de eficiência da ETE de Criciúma (SC), antes e após alteração do sistema de tratamento
Autor(es): Bortolatto, Pâmela Guglielmi
Orientador(es): Costa, José Alfredo Dallarmi da
Palavras-chave: Tratamento de Esgoto
Análise comparativa
Avaliação da eficiência
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo comparou o desempenho da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Criciúma antiga, composta por reatores UASB e Filtro Biológico Percolador (FBP) com a atual (composta por UASB + Reator de lodos ativados do tipo convencional). A ETE do município supracitado teve início de suas atividades em 2010, e em 2017 finalizou alterações projetadas em 2015, objetivando a melhoria de funcionamento e redução de odores. A avaliação ocorreu através de cálculos de eficiência dos sistemas, da análise da infra-estrutura, operação e manutenção da ETE. Todos os dados, assim como projetos e documentos foram cedidos pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), responsável pela operação e manutenção do sistema. Embora os dados analisados possuam discordância devido aos horários de coletas das amostras pontuais, foi possível realizar estudos estatísticos de alguns parâmetros, tais como: pH, Sulfetos, DBO, Nitrogênio Amoniacal, Nitrogênio Total e Detergentes. Todos os parâmetros analisados apresentaram melhor eficiência de remoção na concepção de tratamento atual em comparação com processo anterior, excetuando Nitrogênio Amoniacal e Nitrogênio Total. O Nitrogênio Amoniacal permanece em desacordo, com indícios de que não há uma boa adaptação das bactérias nitrificantes. O Nitrogênio Total que é decorrência da soma de Nitrogênio Orgânico, Amoniacal, Nitrito e Nitrato indica que seus valores estão associados ao Nitrogênio Amoniacal, tendo em vista que os valores de Nitrogênio Nitrito e o Nitrogênio Nitrato apresentam valores baixos na saída do decantador. Recomenda-se monitoramento com maior frequência; em novos estudos, que as amostras sejam compostas em função da variabilidade da qualidade do esgoto; análise de ecotoxicidade e avaliação do comportamento das bactérias nitrificantes para melhor remoção de nitrogênio amoniacal.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9886
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.