Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9876
Título: A revitalização de rios urbanos: perspectivas e propostas para o Rio Criciúma, município de Criciúma - Santa Catarina
Autor(es): Oliveira, Alessandra Jaine Moraes de
Orientador(es): Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: Conservação da água
Recursos hídricos de Criciúma
Rios urbanos
Revitalização de rios
Rio Criciúma
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Por meio de ferramentas teórico-metodológicas da linha de revitalização de ambientes alterados, a presente proposta de pesquisa realiza um estudo de proposições de medidas de revitalização de rios urbanos, com foco no rio Criciúma, localizado na cidade de Criciúma, na região Sul do Estado de Santa Catarina. Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica utilizando das palavras-chave “Água”, “Recursos Hídricos”, “Revitalização”, “Rios Urbanos”. Desse modo, foram considerados alguns estudos de caso, entre eles o rio Cheonggycheon, em Seul na Coréia do Sul, e outros dois localizados no Brasil no Estado de Minas Gerais, Rios da Velha e Manuealzão. Diante deste contexto foram realizados estudos comparativos entre os projetos de revitalização de rios, os quais se buscaram a integração destes na paisagem urbana e a valorização do paisagismo no contexto do meio ambiente local. Visando a busca pelo bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, por meio do retorno do meio ambiente urbano a uma condição saudável em todas as suas dimensões, natural, social e cultural, restaurando a sua identidade, memórias e valores da sua história e das formas de se viver e interagir com um rio inserido em um ambiente que foi profundamente modificado. Este é um processo que deve ser fruto de um esforço coletivo na busca da melhoria da qualidade de vida, sendo também um direito de toda a sociedade. As iniciativas de revitalização de rios urbanos foram estudadas, e algumas das medidas analisadas foram comparadas para uma possível aplicação no caso do rio Criciúma, com o objetivo de definir quais medidas poderiam ser aplicadas em conformidade com a realidade deste rio e com as suas necessidades de revitalização. A partir destes estudos foram definidos eixos de atuação e sugestões que poderão subsidiar futuros projetos com vistas à revitalização do rio Criciúma. Dentre estas medidas estão à restauração da mata ciliar, a inserção de uma ciclovia, obras e elementos arquitetônicos visando à valorização do rio na paisagem urbana da cidade, resgatando os aspectos socioculturais da melhoria da qualidade de vida a partir da convivência da comunidade com o seu principal rio urbano. Para que todas estas medidas possam ter resultados efetivos é fundamental que sejam concluídas as obras de saneamento ambiental, com o pleno funcionamento do sistema de tratamento de esgotos, e com a eliminação de todas as possíveis fontes de poluição, tais como aquelas oriundas de efluentes industriais e comerciais, além da melhoria no sistema de coleta e disposição de resíduos sólidos. Todas estas medidas deverão ser realizadas de forma integrada e articuladas com algumas outras medidas que são imprescindíveis e de fundamental importância, como a recuperação, revitalização e proteção das nascentes do rio Criciúma, que estão situadas à montante do centro urbano da cidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9876
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.