Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9874
Título: Avanços e entraves na construção dos planos de manejo participativos em unidades de conservação: estudo de caso da APA da Baleia franca, litoral sul de Santa Catarina
Autor(es): Giassi, Pedro Henrique Aguiar
Orientador(es): Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: APA Baleia Franca
Ambientes Costeiros
Gestão participativa
Plano de manejo
Ecodesenvolvimento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A sociedade atual encontra-se no meio de uma crise civilizatória, e se percebe parte dessa crise no processo de crescimento demográfico e de ocupação desordenada, especialmente em zonas costeiras, local aonde se encontra alojada a maior parte da população. Devido ás belezas naturais que oferecem os cenários costeiros de Santa Catarina, especialmente aqueles situados na região centro sul que contam com um grau maior de conservação, as áreas tem sido foco de grandes disputas ocupacionais. O crescimento demográfico de maneira desordenada tem gerado fortes impactos socioambientais. Os modelos atuais de gestão ambiental encontram-se fragilizados, situação ainda mais clara em ambientes costeiros. A atual crise ambiental e social exige uma mudança quanto à sensibilização da sociedade. A realização da pesquisa dos avanços e entraves na construção dos Planos de Manejo participativos em Unidades de Conservação, em estudo a APA da Baleia Franca, torna-se necessário visto que a maioria dos conflitos é fruto das políticas de desenvolvimento e do uso inadequado dos recursos naturais existentes. Isto, por vezes, pela falta de participação das comunidades tradicionais e locais nos processos de tomada de decisão das políticas públicas referente à gestão da UC. A presente pesquisa objetivou a realização de um estudo para a análise e compreensão de conflitos socioambientais, correlacionados ao território da APA da Baleia Franca, de maneira a contribuir para a análise de entraves e avanços no processo de construção do Plano de Manejo Participativo desta Unidade, em proposição de ações na perspectiva do ecodesenvolvimento território marinho-costeiro desta Unidade de Conservação. O trabalho desenvolveu-se com foco no litoral centro-sul catarinense, em especial na área onde está inserida a APA da Baleia Franca. Contou com análise documental e observação participativa como metodologias de pesquisa. Identificaram-se pontos importantes da implantação do plano de manejo da APABF, situaram-se pontos fracos e fortes da elaboração do plano de manejo da APABF.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9874
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.