Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9870
Título: Predição de geração de drenagem ácida de mina de carvão bruto das camadas Barro Branco e Bonito
Autor(es): Santiago, Fagner Vicente
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Carvão bruto
Drenagem ácida de minas
Metodologia do balanço ácido-base
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho propõe a avaliação da potencialidade de geração de Drenagem Ácida de Mina proveniente de carvão bruto das camadas Barro Branco e Bonito, com localidade no sul de Santa Catarina. O desenvolvimento do trabalho contou com etapas de alinhamento teórico e prático, dentre as quais: levantamento bibliográfico de informações pertinentes das áreas de estudo e da matéria a ser analisada, coleta das amostras e realização de ensaios laboratoriais em conformidade com metodologias normativas de aplicação. Os ensaios laboratoriais realizados envolveram a análise da umidade total e higroscópica, classificação granulométrica, teor de cinza, materiais voláteis, carbono fixo e enxofre total. Para determinação do potencial de geração de ácido de mina foi aplicado o método estático de balanço ácido base – BAB. A metodologia de aplicação utilizada para determinação da potencialidade de geração de DAM demonstra que há diferenciação entre os ROM das camadas Barro Branco e Bonito, suas características de formação e de estabelecimento geológico acentuam as probabilidades de geração de DAM. Sendo considerado ainda que grande parte dessa diferença se concentra no percentual de teor de enxofre de cada amostra das distintas camadas. Como a camada Bonito tem um percentual de enxofre maior, maior é a probabilidade de formação de ácido sulfúrico consequentemente maior é a quantidade de CaCO3 (kg/t) necessário para neutralização. Quando comparada as duas camadas a camada Bonito precisa de 2,20 vezes mais de carbonato de cálcio para que ocorra a neutralização, em relação a camada Barro Branco. Importante reforçar que os resultados obtidos são nas condições dos ensaios realizados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9870
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.