Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9869
Título: Avaliação da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos em diferentes sistemas aquíferos na bacia carbonífera de Santa Catarina
Autor(es): Camilo, Priscilla
Orientador(es): Menezes, Carlyle Torres Bezerra de
Palavras-chave: Águas subterrâneas
Drenagem ácida de minas
Monitoramento
Recuperação de áreas degradadas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Bacia Carbonífera situada no Sul do Estado de Santa Catarina é conhecida por seus impactos negativos e grandes passivos ambientais gerados pelas atividades de mineração de carvão, dentre os quais a drenagem ácida de mina, oriunda de pilhas de rejeitos e estéril, bocas de mina abandonadas, e que impactam severamente o solo e os recursos hídricos regionais. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o comportamento dos recursos hídricos subterrâneos, apresentando um diagnóstico a partir da análise e interpretação dos resultados do monitoramento das áreas que estão inseridas na Bacia Carbonífera, selecionando áreas onde as obras de engenharia dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas - PRADs ainda não foram concluídas. Neste estudo foram investigados dados físico-químicos de dezessete poços de monitoramento pertecentes aos aquíferos Rio Bonito (aquífero profundo), Leque Aluvial e Flúvio Lagunar, a partir da análise de histogramas, imagens e correlações com a geologia regional e as atividades de mineração. O monitoramento destes aquíferos é importante e também necessário para avaliação do comportamento destas águas, bem como a evolução da sua qualidade ao longo do tempo. As águas subterrâneas dos pontos que percolam no aquífero mais próximo da superfície e da base da camada de carvão Barro Branco, são do tipo fraturado, com diferentes características hidrogeoquímicas, devido a processos de interação água/rocha e à contaminação pelas minas de carvão. Considerando os resultados obtidos, a análise integrada do monitoramento das águas subterrâneas regionais demonstrou que está ocorrendo um agravamento de todos os indicadores em grande parte das áreas em estudo, diferentemente do que esperava-se sobre uma possível atenuação dos seus impactos ao longo do tempo, o que exige uma mudança no gerenciamento do passivo que se refere as áreas contaminadas pela mineração de carvão na região. Todos os poços de monitoramento abordados neste estudo apresentaram um ou mais parâmetros acima do estabelecido pela Resolução CONAMA nº 396/2008. A qualidade das águas dos compartimentos de água superficial e do aquífero de Leques Aluviais estão fortemente sob a influência da drenagem ácida de mina, que modifica os parâmetros de pH, condutividade elétrica e aumenta as concentrações de sulfato, Fe, Al e Mn. O diagnóstico realizado nesta pesquisa, apontou que as características físico-químicas das águas subterrâneas refletem o meio por onde elas percolam, podendo ser das atividades antrópicas e/ou pela conposição das rochas. Os processos de subsidência causados pelas minas subterrâneas são responsáveis por intensificar localmente a circulação e a mistura entre os diversos compartimentos de água superficial e subterrânea, embora alguns pontos de monitoramento do aquífero Rio Bonito, por exemplo, não estão sendo afetados pela drenagem ácida de mina por estar confinado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9869
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.