Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9858
Título: Estudo do reaproveitamento da areia descartada de fundição como matéria-prima para a fabricação de materiais vítreos
Autor(es): Demarch, Monike Dalmagro
Orientador(es): Peterson, Michael
Palavras-chave: Areia de fundição fenólica - Reaproveitamento
Resíduos industriais - Reaproveitamento
Vidros
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As areias descartadas de fundição (ADF) se caracterizam como o resíduo excedente do processo de fundição e representam um dos maiores volumes de resíduos sólidos industriais produzidos no mundo. Devido ao elevado custo do descarte em aterros sanitários e dos impactos associados, faz-se necessário o desenvolvimento de uma alternativa econômica e tecnologicamente viável para o reaproveitamento desse resíduo. O uso na fabricação de materiais vítreos se caracteriza como uma alternativa promissora pelo fato de eliminar a presença de quaisquer matérias orgânicas sobre as quais residam suspeitas de potencial contaminação ambiental e a estabilização de qualquer metal presente. O objetivo do presente trabalho é a obtenção de vidro a partir da areia de quebra, gerada no processo de acabamento e a areia de silo, proveniente do descarte nas esteiras, ambas provenientes do processo de fundição. Para tanto, os resíduos foram caracterizados por meio das análises de densidade real (Ultrapyc 1200e); tamanho de partículas (CILAS 1064); espectrometria por fluorescência de raios x (Shimadzu EDX-720) e difração de raios x (Rigaku Multiflex). Para a formulação do material vítreo foram utilizados como aditivos matérias-primas de baixo custo e alta disponibilidade, visando agregar um custo competitivo ao produto final. As análises do produto obtido apresentaram elevada presença de óxido de ferro devido ao grande teor de resíduo utilizado (43%), sendo este, o provável responsável pela coloração escura e pequenas deformações no aspecto físico do produto final. Para facilitar a inserção do produto final no mercado, recomenda-se que as ADF sejam previamente peneiradas para limpeza de torrões e, ainda, seja passado o imã de neodímio com o intuito de retirar pequenas partículas de ferro existentes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9858
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.